Profissional Liberal: tudo que você precisa saber!

Em busca da liberdade trabalhista e financeira o Profissional Liberal tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, principalmente quando se trata dos profissionais da área da saúde, construção civil e dos profissionais de direito.

Conceito

Conforme a CNPL (Confederação Nacional dos Profissionais liberais) Profissional Liberal é o trabalhador que pode exercer sua profissão com mais liberdade, devendo ter conhecimentos técnicos e ou científicos com formação em nível superior ou técnica, que seja regulamentada e reconhecida legalmente. Alguns exemplos destes profissionais têm-se os médicos, dentistas, advogados, psicólogos, engenheiros.

O artigo 1º, parágrafo único do estatuto da CNPL tem como definição de Profissional Liberal: “…aquele legalmente habilitado a prestação de serviços de natureza técnico-científica de cunho profissional com a liberdade de execução que lhe é assegurada pelos princípios normativos de sua profissão, independentemente de vínculo da prestação de serviço”.

O Profissional Liberal pode atuar como empregador ou como empregado, suas obrigações devem ser observadas de acordo como cada especificidade. Além do mais, algumas profissões são regulamentadas pelo órgão de classe regulamentador (CRM, CRO, OAB, CREA…).

Quando um profissional liberal presta serviço por conta própria ele deverá observar as legislações e fazer os recolhimentos tributários devidos, que são ISS e INSS. Contudo, quando ele é categorizado como empregado deverá ter o INSS retido pela a empresa a qual o contratou.

Além das obrigações tributárias, este profissional também possui obrigação pautada no Código do Consumidor em seu artigo 14, §4º, qual define a responsabilidade do profissional liberal nos casos de danos causados ao consumidor.

profissional liberal

Quais as principais diferenças de um profissional liberal e autônomo?

Muitas pessoas ainda confundem o profissional liberal e o autônomo, mas existem diferenças entre eles. As principais são:

  • Qualificação profissional
  • Vínculo empregatício
  • Conhecimento técnico/ científico

Um profissional liberal tem que necessariamente tem conhecimentos técnicos e formação em sua área e que seja reconhecida por lei ou decreto, pode ou não ter vínculos empregatício. Já para o profissional autônomo não existe uma exigência de qualificação profissional, seu conhecimento geralmente é adquirido a medida em que desempenha as tarefas de sua profissão e não possui vínculo empregatício, ou seja, trabalha por conta própria. Alguns exemplos de autônomos são cabeleireiro, pintor, encanador.

Vantagens e Desvantagens de ser um Profissional Liberal

Vantagens

– Autonomia e flexibilidade no trabalho, pois não há subordinação. Isto é, o profissional define seus horários, suas metas, seu local de trabalho.

– O Profissional Liberal ganha o quanto trabalha, ou seja, seus ganhos não estão limitados a valores fixos. Normalmente um profissional liberal tem uma remuneração maior do que um mesmo profissional que está vinculado a uma empresa.

– Definir em qual área irá atuar, não se limitando as exigências do mercado de trabalho.

Desvantagens

– Não há garantia de um valor fixo da remuneração.

– Caso o profissional precise se afastar por motivos pessoais ou até mesmo em casos de doenças sua remuneração poderá reduzir significativamente.

– É necessário que se tenha mais disciplina e foco, geralmente um profissional liberal tem uma carga horária mais elevada, principalmente quando se pretende obter uma remuneração maior.

Qual a melhor forma de trabalho: Profissional Liberal, Autônomo, Empresário ou Celetista?

Não existe uma melhor forma, tudo depende do seu perfil. Se você prefere se arriscar mais para obter maiores ganhos ou se é mais conservador e prefere uma certa estabilidade, segurança.

Mas se você quer ser um Profissional Liberal, segue algumas dicas para obter sucesso:

– Persistência e Dedicação

O sucesso não começa da noite para o dia, para que alavanque sua profissão é necessário construir uma imagem, tornar-se mais conhecido diante do mercado, para isto é fundamental que seja persistente e dedicado.

– Estudo e Aprendizado

Dedique seu tempo a estudos, o mercado é gigante e a concorrência não para! Para ganhar o mercado e tornar-se um profissional de sucesso o estudo deve ser constante. Portanto, mantenha-se atualizado e faça a diferença. Lembre-se, seu maior capital é o intelectual!

– Networking

Construa uma boa rede de contatos, mantenha contatos com fornecedores, possíveis clientes e profissionais que estejam relacionados a sua área. Uma boa maneira de ter clientes é pela famosa “boca a boca”.

– Controlar suas Finanças

Para obter sucesso financeiro não basta ter uma boa remuneração, é preciso saber como administrar suas finanças, bem como empregá-la. Além do mais, além de obter boas receitas, a redução das despesas pode ser importante para seu sucesso financeiro. Invista em um profissional que possa auxiliá-lo.

– Planejamento

Ser um profissional liberal requer maestria, para isso planeje seu dia a dia, organize sua agenda, avalie os riscos do seu negócio, trace seus objetivos, onde quer chegar. A partir daí estabeleça metas para desta maneira possa atingir seus objetivos.


Leia também: As melhores dicas financeiras para dentistas.

Resumindo

Qual a diferença de Profissional Autônomo e Liberal?

Ambos os profissionais são ditos como Profissionais que trabalham por conta, no entanto o Profissional Liberal precisa ter uma formação técnica ou superior na área em que exerce a profissão, como Médicos, Dentistas, Advogados e outros.

Pontos positivos de ser Autônomo/Liberal:

Autonomia, você é seu próprio chefe; Liberdade, você faz seus horários e escolhe seus clientes; Ganha por trabalho, quanto mais trabalhar, maior será sua receita.

Pontos negativos de ser Autônomo/Liberal:

Benefícios, para que você tenha benefícios como plano de saúde a contratação tem que partir de você; Estabilidade, como você é seu próprio chefe, é você quem tem que gerenciar seu futuro financeiro mais a fundo; Ganha por trabalho, se você não trabalha bastante, sua receita fica prejudicada.

Sobre a Autora:

SamanthaSamantha Corsino

Graduada em Ciências Contábeis e auxiliar de contabilidade na ContaDR.

Linkedin [email protected]

As melhores dicas financeiras para dentistas

Que tal algumas dicas financeiras para dentistas?

Atuar na área de odontologia é estar preparado para qualquer desafio e, quando se é dono de uma clínica, existem processos que você precisa cuidar para que não haja problema, e isso afete diretamente a maneira de trabalhar, como a parte financeira.

Afinal, se suas finanças não estiverem bem organizadas, você com certeza terá problemas na administração do seu negócio. E, como se sabe, garantir que sua clínica prospere não é fácil e vai exigir bastante.

Ainda assim, é claro que existem formas de cuidar muito bem dos seus orçamentos e não passar por problemas. Pensando nisso, separamos algumas dicas financeiras para que você e seu negócio prosperem cada vez mais.

Confira agora as dicas financeiras para dentistas:

1. Conheça seus números

Da mesma forma que a temperatura mais alta do seu corpo indica que você está doente, os números em sua prática podem fazer o mesmo. Se um dentista sabe de onde recuperar seus números em seu sistema de gerenciamento de práticas e como lê-los, ele pode entender a saúde de sua prática.

Conhecendo seus números e valores, você saberá quando e se entrar no vermelho. No que pode ou não gastar. Além disso, é importante reservar certo valor para emergência, se você tiver um bom controle do seu orçamento, vai saber quanto pode separar por mês para gastos inesperados.

2. Use a tecnologia a seu favor para garantir uma boa gestão

É claro que não podemos falar sobre gestão sem falar sobre tecnologia nos dias de hoje. Afinal, é isso que vem movendo as mudanças no mundo. E como uma forma de organizar melhor seus dados e informações sobre pagamentos em geral, temos softwares de gestão que otimizam o tempo e o trabalho de qualquer pessoa, inclusive você, dentista.

Essas soluções automatizadas são as maiores aliadas para quem quer melhorar a administração e gestão da sua clínica. São ferramentas que registram transações, ajudam no fluxo de caixa, permitem o controle de finanças a um clique de distância.

dicas financeiras para dentistas

3. Não misture as finanças pessoais com as do seu negócio

Essa é uma questão importante porque, muitas vezes, isso pode vir a acontecer. E prejudica não só o seu consultório, como sua vida pessoal também, já que quando se tem o próprio negócio é absolutamente comum lidar diretamente com o dinheiro que ele gera.

E mesmo que seja difícil separar, você deve evitar que se misturem a todo custo. Crie contas bancárias diferentes ou arrume outras formas de não juntar os orçamentos. O mau uso desse dinheiro pode vir a gerar um grande problema em sua situação orçamentária e afetar a saúde e sustentabilidade financeira do seu consultório.

4. Conte com a gente!

Somos uma contabilidade voltada ao segmento da saúde. Nossa empresa foi criada para atender médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, clínicas, consultórios e demais agentes da saúde.

Neste cenário, oferecemos serviços contábeis e de legalização, além de consultoria e assessoria nessas áreas. Também fazemos credenciamento em planos de saúde, diminuição de pagamento de impostos legalmente, legalização de empresas, contabilidade, livro caixa, consultoria web, presencial e por telefone e Cadastro e Atualização do CNES.

Estamos aqui para descomplicar a vida do profissional da saúde, para que ele desfrute melhor do seu trabalho e vida pessoal. Precisa de ajuda? Não deixe de contratar nossos serviços.


Leia também: O que é necessário para abrir meu consultório odontológico?

Resumindo

Como gerir as finanças da minha Clínica?

O melhor é que você conte com bons profissionais para isso, para que você possa focar em cuidar de seus pacientes.

Melhor dica de gestão financeira?

Seja pragmático(a) ao separar as contas pessoais e da empresa, quanto melhor separadas, menos trabalho você terá!

E se eu preferir gerir minhas próprias finanças?

Isso é totalmente possível! Inclusive o melhor a se fazer é usar softwares especializados para isso, facilitando e organizando assim sua vida.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

Linkedin [email protected]

Por que eu preciso de um contador para minha clínica médica?

A contabilidade te permite controlar suas ações em sua vida pessoal e comercial. Ou seja, você pode criar suas próprias oportunidades, em vez de permitir, passivamente, que a vida aconteça ao seu redor. Além disso, capacita outras pessoas a alcançar o sucesso ideal.

Por isso, contar com a ajuda de um contador para cuidar do seu negócio é indispensável. Muitas pessoas não acham que ele é necessário em sua profissão específica, como por exemplo, em uma clínica médica. Mas vamos provar o contrário! Confira:

O que um contador faz para a clínica?

Um bom profissional cuida da parte fiscal, trabalhista e escrituração contábil.

Além disso, atua de forma estratégica na Gestão Financeira do seu negócio, Gestão de Pessoas e, também, na preparação de relatórios gerenciais. Permitindo, assim, que você ou o médico responsável pela clínica possam focar totalmente no atendimento ao paciente, sem precisar se preocupar com tanta burocracia.

Ele atua como consultor de gestão, e todo o seu trabalho também vai depender muito das suas demandas. Mas o principal trabalho do contador é permitir que você faça seu melhor para seus pacientes.

Por que preciso de um contador para minha clínica médica?

A maioria busca por um contador pelo fato de achar que é obrigada a ter um para:

– Gerir questões burocráticas;

– Entregar declarações e informações relacionadas à empresa para o Governo;

– Etc.

Mas poucos entendem o que esse profissional realmente faz, principalmente ao falar sobre contabilidade para clínicas médicas.

Um contador especializado nesse ramo tem um papel importantíssimo na fomentação do desenvolvimento do seu estabelecimento, com o objetivo de gerar mais sucesso e ajudar em inúmeras situações.

Muitos médicos acham que são eles quem devem atender às diversas demandas burocráticas, mas isso é um erro.

Importância de um contador para a clínica médica

Como dito antes, é o contador quem vai cuidar de toda a parte burocrática do seu negócio. Por isso, é indispensável para:

– Manter a escrituração contábil da sua clínica;

– Organizar os impostos e taxas que deverão ser pagos;

– Dar satisfação de valores gastos;

– Dentre outros detalhes.

Além disso, um contador ajuda você a administrar sua clínica com sucesso:

– Mantendo todas as obrigações que precisam ser cumpridas prontas;

– Orientando sobre a escolha do regime tributário, demonstrações contábeis, contabilidade fiscal e gerencial;

– Entre muitas outras partes que qualquer negócio envolve, não importa a área.

Precisa de ajuda?

Somos uma contabilidade voltada ao segmento da saúde. Nossa empresa foi criada para atender:

– Médicos;

– Dentistas;

– Fisioterapeutas;

– Psicólogos;

– Nutricionistas;

– Clínicas;

– Consultórios;

– E demais agentes da saúde.

Assim, oferecemos serviços contábeis e de legalização, além de consultoria e assessoria nessas áreas. Também fazemos credenciamento em planos de saúde, diminuição de pagamento de impostos legalmente, legalização de empresas, contabilidade, livro caixa, consultoria web, presencial e por telefone e Cadastro e Atualização do CNES.

Estamos aqui para descomplicar a vida do profissional da saúde, para que ele desfrute melhor de seu trabalho e vida pessoal. Entre em contato com a gente pelo e-mail, mídias sociais, WhatsApp ou telefone para contratar a contabilidade!


Leia também: Como conseguir o alvará de funcionamento de uma clínica médica?

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Pra que Contador?

Para cuidar da parte fiscal, tributária, trabalhista e contábil para sua clínica. Além de oferecer consultoria financeira e lidar com o governo.

E se eu não tiver um contador?

Bom, as coisas ainda são possíveis, mas ficam bem mais complicadas, tendo em vista que alguns documentos precisam ser assinados por contadores. E o contador existe para lhe auxiliar e facilitar sua vida.

Onde encontrar um contador especializado?

Se você está aqui, você já encontrou! A ContaDr. é uma contabilidade voltada para o profissional de Saúde e isso faz a diferença para sua clínica.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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Como conseguir o alvará de funcionamento de uma clínica médica?

Para que uma clínica médica possa exercer suas atividades, primeiro, precisa de uma licença concedida pelos órgãos municiais: o alvará de funcionamento de uma clínica médica.

Esse documento é concedido pelas prefeituras e indica que determinado empreendimento está dentro das normas e, portanto, apto a oferecer seus serviços à comunidade, com segurança.

Para conseguir esse documento, a clínica precisa estar em dia e de acordo com as normas de diferentes órgãos.

Isso quer dizer que, antes de entrar com o pedido de um alvará de funcionamento de uma clínica médica, é necessário se adequar as regras vigentes e conseguir a documentação necessária para dar andamento ao pedido.

Documentos e autorizações para o alvará de funcionamento de uma clínica médica

Alvará de funcionamento é um documento pedido junto a prefeitura da cidade na qual a clínica ficará sediada. Essa licença é renovada anualmente, sendo que o pedido de renovação deve ser feito no prazo de até 60 dias antes do vencimento do alvará.

A primeira coisa a se fazer quando for entrar com o pedido de alvará de funcionamento é conferir toda a documentação necessária. Com todas as autorizações aprovadas e em mãos, é possível tirar a licença junto a prefeitura municipal.

Sendo assim, será preciso:

– Cópia do recibo de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do imóvel onde a clínica médica será instalada;

– Cópia da planta do imóvel com a autorização municipal para ocupação, o Habite-se, ou o Auto de Vistoria ou o Certificado de Conclusão;

– Cadastro na Secretaria da Fazenda do Município;

– Documento comprobatório de que o imóvel passou pela vistoria do Corpo de Bombeiros e está de acordo com as normas vigentes;

-Licença Ambiental;

– Licença da Vigilância Sanitária comprovando que a clínica segue os padrões de higiene e limpeza exigidos pela Resolução RDC 153/2017 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);

– Contrato social da empresa, documento em que constam as regras e as formas de atuação da empresa. Assim como os direitos e deveres de cada um dos sócios envolvidos;

– Dados da Pessoa Física ou Jurídica que entrou com o pedido de alvará de funcionamento de uma clínica médica.

Além do alvará, outros tipos de documentos e autorizações serão exigidos para o funcionamento da clínica. São eles: Regime tributário; Modelo de empresa; Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde e Certificação de limpeza urbana para coleta de material contaminado.

Como conseguir o alvará de funcionamento de uma clínica médica?

Penalidades para a falta de alvará de funcionamento de uma clínica médica

As legislações municipais variam pouco nesse sentido. Podem ser punidos as seguintes situações:

– Realização de atividades médicas sem o alvará de funcionamento;

– Realização de atividades médicas diferentes daquelas concedidas pelo alvará;

– Não fixação do alvará de funcionamento em local onde os clientes possam ter acesso.

As três infrações são passíveis de multa, renováveis a cada trinta dias se as falhas não forem corrigidas. Enquanto alguns delitos mais graves podem levar ao fechamento do estabelecimento e a prisão dos envolvidos.

Nós, da ContaDr., somos especializados em assessoria legal e contábil para clínicas médicas e odontológicas. Entre em contato conosco para que possamos auxiliar você e sua empresa a não correrem riscos desnecessários.


Leia também: Me formei em Odonto, e agora?

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Para que serve o Alvará de Funcionamento?

É uma autorização do Município. Como o próprio nome já demonstra, todo estabelecimento comercial deve ter um documento da Prefeitura indicando que está com tudo certo para funcionar.

Quando tirar o Alvará de Funcionamento?

O Alvará deve ser feito como um dos principais documentos quando você já tem um local para exercer seus serviços. Mas antes dele é necessário o IPTU, Alvará do Corpo de Bombeiros e Anvisa, por exemplo.

O que acontece se eu não tiver Alvará de Funcionamento?

Na melhor das hipóteses você recebe uma multa que pode ser recorrente a cada mês. Já na pior, sua clínica ou consultório pode ser fechado permanentemente e o responsável ser punido pela infração.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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O que é necessário para abrir meu consultório odontológico?

Após anos de espera, recebemos o sinal verde para exercer a nossa profissão, brilhar com o nosso nome e abrir o próprio negócio.

Principalmente nos cursos que tratam da saúde, após tantas especializações e plantões, dá até um frio na barriga só de pensar em caminhar sozinho daqui para frente, não é? Garanto que o sentimento é o mesmo para quem está voltando agora para o mercado também.

Mas, não se preocupe. Não deixe a ansiedade fazer com que você meta os pés pelas mãos, veja, abaixo, o que é necessário para abrir o seu consultório odontológico.

abrir consultório odontológico

Análise e planejamento

Antes de qualquer coisa, é preciso estudar e planejar muito bem suas finanças e a estrutura do seu projeto. É essencial criar um plano de negócios para ajudar nos objetivos e passos viáveis a serem seguidos.

Com as ideias no papel, a probabilidade de ocorrer um erro no seu consultório é menor, pois foi previsto nesta parte do planejamento e é exatamente por isso que é tão importante. Portanto antes de decretar qualquer coisa, é preciso analisar a fundo as possibilidades do seu projeto com todos os fatores relevantes.

Ao escolher a área que deseja abrir o consultório odontológico, considere que ao decidir a região, você também irá determinar o público-alvo e a sua receita mensal. Por isso, deve ser analisada minuciosamente.

A escolha do local também influenciará na hora de decidir a especialização do seu consultório. Ela tem que ser um diferencial para atender seu público, pois consequentemente, tornará seu negócio rentável.

Então, planeje sem pressa e detalhadamente. Essa é a hora de colocar tudo na ponta do lápis, incluindo os gastos com:

– Objetos decorativos;

– Móveis;

– Equipamentos;

– Fornecedores;

– Funcionários;

– Contas;

– Aluguel;

– Materiais;

– Etc.

Como se sabe, o mais caro é investir em equipamentos de trabalho. Então, anote também os que são básicos para o funcionamento de um consultório odontológico:

– Cadeira odontológica;

– Câmara escura;

– Fotopolimerizador;

– Negatoscópio;

– Compressor;

– Autoclave;

– Bomba a vácuo;

– Seladora.

Por falar em materiais, desde o princípio, é crucial planejar o fornecedor que estará neste projeto com você, pois muito do seu trabalho também dependerá dele.

Se o prazo de entrega dos produtos não for atendido, poderá faltar estoque e disponibilidade de atendimento aos clientes, prejudicando sua renda e credibilidade.

De volta ao papel

Assim que definir seus recursos e objetivos e estiver pronto para concretizar seu consultório odontológico, é hora de voltar novamente para o papel, mas dessa vez, o papel que formalizará o seu negócio.

É preciso:

– Criar o registro de autônomo;

– Registrar-se no Conselho Regional de Odontologia do seu Estado;

– Inscrever-se no INSS;

– Inscrever-se na Junta Comercial e na Prefeitura;

– Criar o Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal;

– Criar o Alvará de Funcionamento proporcionado pelo Corpo de Bombeiros;

– Inscrever-se em uma empresa especializada em coleta de resíduos.

Como a questão da papelada é sempre burocrática, o melhor a se fazer é contratar uma empresa especializada em contabilidade, como medida de segurança.

Por falar em contabilidade, você precisa de uma orientação? Entre em contato conosco para solicitar um orçamento e garanta o sucesso do seu negócio.


Leia Também: Aposentadoria e Previdência para Médicos

Resumindo

Quais documentos preciso para abrir minha clínica odontológica?

  • Registro de Autônomo;
  • CRO do estado;
  • Inscrição no INSS;
  • Inscrição na Junta Comercial/Prefeitura;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Vigilância Sanitária;
  • Alvará do Corpo de Bombeiros;
  • PGRSS (coleta de resíduos de saúde).

Quanto custa para abrir um consultório odontológico?

Depende! São muitas variáveis no processo. Você vai abrir sozinho ou com sócios? Vai ser só um consultório ou uma clínica? Qual é a localização do consultório? Pretende ter funcionários? Quantos? Quais serão os serviços oferecidos? Como vai ser o design e arquitetura do seu consultório? Para isso tenha ajuda de uma contabilidade que pode facilitar esse processo!

Como controlar os gastos da minha nova clínica odontológica?

Nossa primeira dica é sempre separar despesas pessoais e profissionais. Assim não corre o risco de confundir as coisas e pagar impostos desnecessários. A segunda dica é sempre fazer uso de uma planilha ou um livro caixa para saber quais são as entradas e saídas de dinheiro e evitar ralos financeiros.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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Os desafios do dentista recém-formado

Sabemos que, em geral, a realidade dos dentistas recém-formados é mais ou menos parecida: o que vou fazer agora? Com um mercado cada vez mais competitivo, terminar a faculdade e consolidar um negócio pode ser uma alternativa extremamente viável, além de outras opções interessantes de trabalho.

Quer saber como? Então, leia o post até o final e saiba o que fazer para conseguir o seu espaço no mercado odontológico.

Os desafios de um dentista recém-formado

Antes de mais nada, o profissional recém-formado na área sai da faculdade muitas vezes sem entender a situação do mercado. Como vários profissionais Odontológicos se formam todo ano, a competição por uma vaga se torna assídua, dificultando ainda mais os sonhos almejados.

Dessa forma, abrir uma clínica pode ser uma alternativa considerável em meio um mercado tão competitivo e burocrático para crescer em carreira.

4 dicas úteis de trabalho para dentista recém-formado

Confira abaixo algumas opções importantes para um dentista recém-formado no mercado. Veja a seguir:

1. Concursos públicos

Prestar concursos para trabalhar em Odonto na Polícia Militar, Forças Armadas e demais órgãos públicos é uma excelente opção. Principalmente para aqueles que estão no início de suas atividades e buscam estabilidade financeira. Contudo, concursos tendem a ser um caminho difícil em razão do número de concorrentes e ao investimento nos estudos, demandando mais tempo.

2. Carreira acadêmica

Pra quem gosta dessa área, existem diversas bolsas que auxiliam ao interessado a continuar estudando e seguindo a carreira acadêmica em instituições. Embora não seja bem remunerada, a área de pesquisa oferece um leque de possibilidades.

Os desafios do dentista recém-formado

3. Clínicas Odontológicas

Adquirir um trabalho em clínicas odontológicas geralmente é a alternativa mais acessível para dentistas recém-formados. Por já ter uma quantidade de clientes se comparado ao consultório particular, o profissional terá uma gama de contatos com casos diferentes, apesar de a remuneração não ser agradável.

4. Consultórios particulares

Montar um consultório particular parece ser o sonho da maioria dos dentistas recém-formados. Se houver capital disponível, visando que o custo de uma clínica odontológica é alto, invista na abertura do negócio. A escalabilidade de uma clínica é contínua, pois com a fidelização de clientes no decorrer do tempo, o seu negócio tenderá a lucrar muito mais.

Como uma contabilidade pode ajudar um dentista recém-formado?

Se você tem um sonho de empreender na sua área, mas encontra dificuldades em processos rotineiros na abertura de firma por não ter o conhecimento necessário, uma contabilidade poderá te ajudar em todos os processos. O profissional não precisa estudar outras áreas para abrir um negócio, pois a contratação de serviços contábeis são um “ombro amigo” em diversos processos, como por exemplo:

– Diminuição do pagamento de impostos;

– Legalização de empresa;

– Serviços contábeis;

– Livro-caixa;

– Consultoria Web;

– Cadastro e Atualização no CNES;

– E demais serviços pertinentes.

Agora que você sabe os desafios de um recém formado na área odontológica, as principais dicas para se sobressair no mercado e no quanto uma contabilidade pode ajudar você na conquista de sua clínica, entre em contato conosco por meio do telefone, WhatsApp ou e-mail para contratar nossos serviços.


Leia também: O que é necessário para abrir meu consultório odontológico?

Resumindo

Formei em odonto, quais caminhos posso seguir?

São várias oportunidades, mas as mais comuns são:

  • Concurso Público (servidor público ou militar), onde há bastante estabilidade;
  • Carreira Acadêmica como pesquisador e professor em universidades;
  • Clínicas Odontológicas trabalhando para outros dentistas experientes;
  • Consultório Particular para não ter chefe e ter mais autonomia.

Como a contabilidade ajuda um recém formado em odonto?

De várias maneiras, dentre elas: diminuição de impostos, planejamento tributário, abertura e legalização de empresa, consultorias e controle do fluxo de caixa.

Quais as maiores dificuldades de um recém formado em odonto?

De acordo com vários de nossos clientes as principais são 'pegar mão', ou seja, trabalhar bastante pra entender como a odonto funciona na prática e abrir a própria clínica, já que isso exige conhecimento de gestão.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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Aposentadoria e Previdência para Médicos

Muitas pessoas se preocupam durante toda a vida sobre como vão se aposentar. Se o dinheiro será suficiente, como serão os benefícios. Outras fazem diversos planos com o dinheiro que virá. O importante é: não importa a sua idade, mas assim que começar a trabalhar, você vai se preocupar com isso.

Além disso, se você é médico ou qualquer outro profissional da saúde, sabe que sua aposentadoria é um pouco diferente das demais. E com a reforma da previdência, ela foi ainda mais alterada. O que vem preocupando muitos profissionais. Vamos explicar como era e o que mudou nas regras de aposentadoria para médicos. Confira!

Antes da reforma da previdência

Se comparado as outras modalidades de emprego, os médicos tinham maior facilidade de se aposentar. Pela regra do ano passado, 2019, os profissionais que têm contato com agentes nocivos, físicos, químicos ou biológicos, que tiverem como tempo de contribuição 25 anos podem se aposentar sem exigência de idade mínima. Bastava comprovar o tempo mínimo exigido para realizar esse processo de aposentadoria.

Para aquelas atividades de risco alto, o tempo mínimo exigido era de quinze anos e para as de risco médio, vinte anos. Além dos vinte e cinco para risco médio. A maioria desses profissionais, fossem médicos, enfermeiros, dentistas, aeronautas, etc, tinha direito a aposentadoria assim que completasse o tempo exigido de trabalho. Ou seja, se não conseguissem em 15 ou 20 anos, conseguiriam em 25.

E o valor da aposentadoria desses profissionais era integral. Logo, se sua média salarial fosse R$ 5.000, 00, o que é chamado de salário de benefício, seria esse o valor que ele receberia. Não tinha redução.

Aposentadoria e Previdência para Médicos

O que mudou após a reforma

A reforma fez com que fosse inserida uma idade mínima para aposentadoria. Logo, não basta mais a comprovação do tempo de exposição a risco ou aos agentes nocivos. Sendo assim, a aposentadoria especial só vai ser concedida ao profissional que cumprir, de forma conjunta, a idade e o tempo de contribuição.

Veja alguns exemplos:

  • Quinze anos de contribuição, aos 55 anos de idade
  • Vinte anos de contribuição, aos 58 anos de idade
  • E, por fim, vinte e cinco anos de contribuição, aos 60 anos de idade.

Ainda é considerada atividade especial estar exposto a agentes nocivos, sejam eles químicos, físicos e biológicos, prejudiciais à saúde. E agora, os profissionais terão direito a 90% de seus salários, e não 100%.

Confie em uma empresa de qualidade e garanta sua aposentadoria

Para garantir que tudo ocorra da melhor maneira na sua aposentadoria, nossa empresa foi criada para atender médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, clínicas, consultórios e demais agentes da saúde.

Localizada em Belo Horizonte, perto da Praça da Liberdade, mas atendendo pessoas físicas e jurídicas em todo Brasil. Oferecemos serviços contábeis e de legalização além de consultoria e assessoria nessas áreas.

Além disso, fazemos credenciamento em planos de saúde, diminuição de pagamento de impostos legalmente, legalização de empresas, contabilidade, livro caixa, consultoria web, presencial e por telefone e Cadastro e Atualização do CNES.

Estamos aqui para descomplicar a vida do profissional da saúde, para que ele desfrute melhor de seu trabalho e vida pessoal. Precisa de ajuda? Conte com a gente!


Leia Também: Gestão de Pessoal – Demissão

Resumindo

Quais as combinações de tempo e contribuição para aposentadoria Médica?

  • 15 anos de contribuição + 55 anos de idade;
  • 20 anos de contribuição + 58 anos de idade;
  • 25 anos de contribuição + 60 anos de idade.

Como funciona a aposentadoria pelo INSS?

A aposentadoria do INSS é calculada a partir da contribuição que se faz ao longo dos anos, sendo que é contado somente os 80% das maiores contribuições para o cálculo. E há o piso de 1 salário mínimo, até o teto de aproximadamente 6 salários mínimos.

O que faço se quiser aposentar com valor acima do teto do INSS?

Para isso é necessário fazer uma previdência privada. Que diferente da previdência social (INSS) você pode contribuir com o valor que quiser para aposentar com a idade e valor que planejar.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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Demissão em clínica médica: como a contabilidade pode ajudar?

Você, com certeza, já deve ter presenciado e até mesmo passado por essa situação desagradável, em algum momento da vida: a demissão.

De forma geral, essa tarefa é atribuída aos profissionais de Recursos Humanos (RH) que, além de se responsabilizarem por tarefas burocráticas, precisam lidar com as consequências do desligamento, como impactos na produção, no clima organizacional e no relacionamento interpessoal, por exemplo.

Felizmente, a equipe de RH não está sozinha. Ela conta com a ajuda de contadores, cuja atuação é fundamental para que o trabalhador não esteja desamparado.

Pensando nisso, desenvolvemos um artigo que explica a importância do contador em um processo de desligamento, bem como a sinergia, entre as áreas de contabilidade e de Recursos Humanos. Boa leitura!

Demissão: conceito e motivação

Como já mencionamos, a demissão é a saída do colaborador de uma organização, que pode ocorrer em função de uma série de motivos. Confira, abaixo, os principais:

  1. Incompatibilidade entre o perfil ideal para o cargo e os conhecimentos, as competências e as habilidades do colaborador;
  2. Inadequação entre os comportamentos e as atitudes dos profissionais e aqueles esperados para o cargo e para a empresa;
  3. Nova oportunidade de trabalho em outra organização;

Cada um desses motivos é imprescindível para caracterizar o tipo de desligamento e definir o pagamento de direitos ao trabalhador.

São tipos de demissão:

  1. Demissão sem justa causa: a empresa decide encerrar o contrato do colaborador;
  2. Demissão com justa causa: o contrato é desfeito em função do descumprimento de acordos ou regras internas por parte do empregado;
  3. Pedido de demissão: o colaborador encerra o contrato com a empresa, independente da vontade do empregador;
  4. Demissão consensual: ocorre quando empresa e funcionário optam pela rescisão do contrato de trabalho.

RH e Contabilidade: sinergia no processo de desligamento

Demissão ou desligamento é um processo comum, embora desagradável, nas empresas e deve ser conduzido com cautela, para que não haja desgaste entre o colaborador e a organização.

Esse processo envolve pleno conhecimento das normas trabalhistas e sinergia entre os profissionais de Recursos Humanos e de contabilidade.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o contador não é apenas responsável pelo cálculo do Imposto de Renda (IR). As suas atribuições vão além, principalmente quando o assunto é desligamento.

A equipe de RH é encarregada pelas tarefas burocráticas, como a baixa na carteira de trabalho e a quitação das obrigações trabalhistas (saldo de salário, hora extra, aviso prévio, FGTS, férias e 13º proporcionais etc.), e pela manutenção da motivação e do clima organizacional.

Cabe ao contador informar-se dos direitos do trabalhador, assim como sobre mudanças na legislação e nas políticas tarifárias. Tudo isso de modo a garantir que esse fique amparado financeiramente até recolocar-se no mercado.

Vale lembrar que a contabilidade desempenha outro papel fundamental durante o processo de demissão: evitar que o empregado saia lesado da relação de trabalho. Para que isso não aconteça, ele verifica a quitação de direitos e obrigações e solicita dados do RH para a feitura do cálculo.

Daí a importância da sinergia entre essas duas áreas de atuação. Sem um plano bem estruturado de demissão, provavelmente sobrevirá impactos negativos para a organização devido a multas e processos trabalhistas.

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Resumindo

Pra que fazer Exame Admissional?

Primeiramente por ser uma obrigação de todo empregador com seus funcionários. Em segundo lugar, para comprovar que não houve nenhuma atividade relacionada ao trabalho que causou danos ao ex-funcionário, trazendo assim segurança pra ambas as partes.

Quais os principais motivos para demissão numa clínica?

As 3 principais são:

  • Incompatibilidade de perfis entre empresa e empregado;
  • Inadequação de comportamento de funcionário;
  • Nova oportunidade de trabalho.

Quais os tipos de demissão?

São 4:

  • Sem justa causa;
  • Com justa causa;
  • Pedido de demissão;
  • Demissão consensual.

  • Sobre a Autora:

    Adriana FrançaAdriana França

    Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

    Linkedin [email protected]

    Regularizar clínica e consultório: como fazer?

    A regularização da clínica ou consultório médico é fundamental para que os profissionais consigam trabalhar tranquilamente e dentro da lei. Apesar da burocracia existente em algumas das etapas, garantir a legalidade do negócio é imprescindível para evitar multas, auditorias ou até mesmo o fechamento do negócio pelos órgãos fiscalizadores.

    Além disso, a legalização do estabelecimento proporciona diversos benefícios, desde o cumprimento das exigências dos órgãos reguladores de saúde, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que garante um ambiente seguro para profissionais e pacientes, além de concordar com os protocolos do Corpo de Bombeiros, o que protege o estabelecimento de incêndios, por exemplo.

    Vale destacar ainda a coleta adequada de lixo para esses locais, o que minimiza os riscos de acidentes bem como a contaminação decorrente do descarte inadequado dos resíduos.

    Mas como realizar esse processo? Por onde começar? A regularização exige um conhecimento aprofundado de questões que envolvem administração e contabilidade, portanto, contar com o auxílio de uma empresa especializada pode fazer toda a diferença para que esse processo seja mais rápido e seguro.

    Quer saber porque essa ajuda é tão importante? Confira as etapas necessárias que para que toda clínica ou consultório sejam devidamente regularizados.

    Principais etapas do processo de regularização

    Para dar início ao processo de regularização da clínica ou consultório é necessário fazer um levantamento nos órgãos governamentais de toda a documentação necessária, como:

    • Alvará de funcionamento: trata-se de uma autorização da prefeitura para que a clínica ou consultório funcione em local com estrutura necessária para o atendimento médico;
    • Certificado de limpeza urbana: também concedido pela prefeitura, esse documento tem o objetivo de prevenir a contaminação do meio ambiente e acidentes decorrentes dos resíduos gerados;
    • Definição de natureza jurídica: refere-se à área de atuação, defini-la como pessoa física ou jurídica, além dos serviços que serão oferecidos
    • Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros: necessário para todas as edificações, esse documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros estadual atestando que o estabelecimento possui condições mínimas de proteção contra incêndio e outros sinistros;
    • Licença de funcionamento sanitário: permissão obrigatória para qualquer empresa que estabelece normas de higiene e procedimentos cuidadosos para garantir a integridade de funcionários e pacientes;
    • Regime tributário escolhido: são as regras que devem ser seguidas para o pagamento de impostos e que possui diferenças entre pessoas físicas e jurídicas.

    Com todos esses documentos em mãos, o processo de regularização já pode ser iniciado.

    Quais as penalidades previstas por não regularização?

    No início do texto foram citadas algumas possibilidades previstas em casos de clínicas e consultórios não regularizados. Todas as multas, advertências e até mesmo interdição ou cancelamento da licença de funcionamento estão previstas em legislações, entre elas, a Lei 6.437/1977.

    Portanto, após todo o investimento em estrutura e equipamentos médicos para o atendimento de pacientes, não vale a pena colocar tudo em risco pela falta de regularização.

    A melhor estratégia para garantir que o estabelecimento esteja de acordo com todas as normas e regras exigidas pelos órgãos públicos e de saúde é contar com o auxílio da consultoria de uma empresa de contabilidade, que dará todo o suporte e encaminhamentos necessários.

    Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Entre em contato conosco por e-mail, redes sociais, Whatsapp ou telefone e tire todas as suas dúvidas.


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    Resumindo

    Quais documentos preciso para regularizar minha Clínica/meu Consultório?

    • Alvará da Vigilância Sanitária;
    • Alvará de Localização;
    • Autorização do Corpo de Bombeiros;
    • PGRSS;
    • Certificado de Limpeza Urbana;
    • CNPJ;
    • ISSQN;
    • IPTU;
    • CRM ou CRO

    Quais documentos internos uma clínica deve ter?

  • Livro Caixa;
  • Controle de Fluxo de Caixa;
  • Prontuários;
  • Receitas;
  • Ficha de exames;

  • Toda clínica precisa do documento da ANVISA?

    Sim! Todo estabelecimento de saúde deve ter a autorização da ANVISA para funcionar dentro da regularidade.

     

    Sobre a Autora:

    Adriana FrançaAdriana França

    Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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    Contratação para clínica médica: como fazer?

    É comum que muitos empreendedores optem por terceirizar as atribuições de natureza contábil relacionadas à gestão e contratação de pessoas, uma vez que se trata de um processo burocrático e complexo.

    Quaisquer deslizes ou erros, tanto na documentação quanto nos pagamentos, podem acarretar sérias consequências para a empresa, portanto, todo cuidado é pouco.

    Tendo isso em vista, os escritórios de contabilidade, cada vez mais, vêm integrando esses procedimentos do departamento pessoal. Ou seja, vêm tratando efetivamente das questões contábeis dos funcionários, fazendo com que todas as normas técnicas sejam devidamente cumpridas.

    Quando a função de efetivar uma contratação é realizada em conjunto com a contabilidade, esse processo ganha agilidade, sendo concluído mais rapidamente.

    Isso representa uma vantagem significativa para a empresa que, além de ter a formalização do novo funcionário o mais rápido possível, pode concentrar os esforços do departamento pessoal ou RH em outras atribuições, deixando a parte burocrática com a contabilidade.

    Vale lembrar que o Ministério do Trabalho exige uma sucessão de registros, suscetíveis à fiscalização do próprio órgão e que podem ser um desafio aos profissionais de Recursos Humanos.

    Então, independentemente do tamanho da organização, é importante contar com um serviço de contabilidade para resolver as formalidades necessárias e evitar transtornos ao negócio.

    Documentação necessária por parte do empregado para contratação na clínica médica

    Uma das partes fundamentais para formalizar a contratação de um empregado é assegurar a entrega de toda a documentação necessária e, assim, obter as informações trabalhistas fundamentais sobre o recém-contratado.

    Dentre os documentos, também é obrigatória a entrega do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), de acordo com o artigo 168 da CLT, a fim de atestar as condições de saúde do funcionário.

    Essa declaração também serve para registrar o estado de saúde do empregado antes de ingressar na empresa, para fins de comprovação nos casos de doença ocupacional. Assim, é possível saber se o adoecimento foi por conta do trabalho ou não.

    Basicamente, esses são os documentos necessários para consolidar uma contratação, podendo variar em algum ponto, a depender da empresa ou do cargo:

    – Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

    – RG e CPF, original e cópia;

    – Título de Eleitor;

    – Comprovante de residência;

    – Inscrição no PIS/PASEP;

    – Cópia do Comprovante de Escolaridade;

    – Registro profissional emitido pelo órgão de classe;

    – Certidão de Nascimento, para os solteiros, ou de Certidão de Casamento;

    – Certificado de Alistamento Militar ou Reservista, para homens entre 18 e 45 anos;

    – ASO.

    Para os colaboradores que possuem filhos, ainda é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

    – Certidão de Nascimento (filhos até 21 anos);

    – Carteira de vacinação (filhos menores de 7 anos);

    – Comprovante de frequência escolar, caso haja salário-família e filhos maiores de 7 anos;

    – Atestado de Invalidez, caso haja e filhos de qualquer idade;

    – Foto.

    Responsabilidades da empresa

    A organização precisa conhecer algumas regras para evitar possíveis impasses ou mesmo cometer alguma infração.

    Um dos principais cuidados, por exemplo, é que a empresa não pode reter os documentos do recém-contratado por mais de cinco dias, a contar da data da entrega, mesmo quando se trata de cópias autenticadas.

    Da mesma forma, o registro na Carteira de Trabalho deve ser feito em até 48 horas após a entrega, devendo ser devolvida também nesse período. A empresa deve marcar nesse documento a data de admissão, salário, banco de recolhimento do FGTS e prazo contratual, se for o caso.

    Existem ainda outras responsabilidades por parte da empresa que devem ser cumpridas, estando sujeita a punições, no caso de descumprimento. Vale consultar todas as demandas com um profissional contábil da sua confiança.

    Quer saber mais sobre como a contabilidade pode facilitar a gestão e contratação de pessoas na sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar o seu negócio.


    Leia Também: Documentos Imprescindíveis para regularização de Clínicas e Consultórios

    Resumindo

    Quais os documentos para contratar funcionário?

    • Carteira de Trabalho;
    • RG e CPF;
    • Título de Eleitor;
    • Comprovante de Residência;
    • PIS/PASEP;
    • Comprovante de Escolaridade;
    • Certidão de Nascimento;
    • Comprovante de Alistamento Militar;
    • ASO.

    É necessário mais documentos para funcionários com filhos?

    Sim, os seguintes:

  • Certidão de Nascimento dos filhos;
  • Carteira de Vacinação;
  • Comprovante de frequência escolar;
  • Atestado de invalidez (se existir).

  • Quem assina a carteira de trabalho e o contrato de trabalho?

    Para assinar ambos os documentos é necessário ser o representante da empresa contratante ou um gestor autorizado.

     

    Sobre a Autora:

    Adriana FrançaAdriana França

    Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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