3 gráficas online para sua Clínica

Quem nunca precisou de uma gráfica de última hora para fazer uma impressão urgente? Certamente essa já foi a situação de muitos. Entretanto, a situação fica ainda mais delicada quando essa impressão é para o setor comercial de uma instituição de saúde.

Avaliando os cenários, o serviço da gráfica foi uma das atividades que sofreu muitas mudanças nos últimos anos. Antigamente, esse era um trabalho que poderia levar algumas semanas para ficar concluído.

Entretanto, com a evolução da tecnologia, esse foi um dos segmentos que precisou se modificar, deixando de ser um serviço esporádico e demorado para ser algo ágil e rápido.

Então, para evitar essa situação delicada de precisar de impressão na última hora, confira neste artigo 3 gráficas online para promover seu consultório/clínica. Boa leitura!

A mudança nos serviços das gráficas

Antes de elencar algumas gráficas que podem te ajudar a divulgar a sua instituição, entregando os materiais na data prevista, é válido falar sobre a mudança no perfil das gráficas.

Antigamente, o serviço das gráficas era algo que levava tempo e que era preciso apresentar o material presencialmente.

Assim, determinada pessoa precisava ir até a gráfica para solicitar o material conforme as orientações, escolhendo o papel e até mesmo o recorde.

Depois disso, eram necessários alguns dias para que o produto fosse entregue. E, mais uma vez, era preciso ir até o local indicado para realizar a retirada dos produtos.

Com tudo isso, muitas empresas acabam perdendo tempo de deslocação e até mesmo os dias que eram solicitados para realizar o trabalho gráfico.

Entretanto, com a evolução da tecnologia e a mudança de muitos segmentos, esse foi um setor que precisou mudar para conseguir atingir mais pessoas, com uma entrega mais rápida e sem a presença pessoal.

Essa alteração foi capaz de beneficiar diversas pessoas, em especial aquelas que atuam com a divulgação de serviços e instituições.

Agora ficou mais fácil enviar o seu material para impressão e aguardar o resultado.

Como funciona uma gráfica online

Diferente do sistema que era conhecido e utilizado antigamente, a gráfica online não necessita de nenhum contato físico entre o consumidor e o prestador de serviço.

Isso porque tudo é feito pela internet. Isso mesmo, pela internet! Sendo assim, basta montar o arquivo que você deseja imprimir, selecionar qual será a gráfica e dar início ao processo de produção.

É claro que o tempo de preparo e de entrega vai depender de cada gráfica. Mas só de imaginar poder solicitar todo o serviço pela internet, sem precisar se locomover, já parece um sonho, não é mesmo?

Agora não terá mais aquela história de perder a data correta para lançar a nova campanha ou que os novos materiais gráficos ainda não chegaram por conta da gráfica.

Afinal, basta se programar, enviar o arquivo e aguardar para ver o resultado!

3 gráficas online para promover seu consultório/clínica

Agora que você já sabe como funciona uma gráfica online, veja a lista que preparamos para você com três gráficas online para promover seu consultório/clínica. Está preparado para conferir? Então vamos lá:

1. Gráfica Printi

Essa é uma das instituições que está entre as três gráficas online para promover seu consultório/clínica. Isso porque a empresa oferece diversos serviços, que vão desde os mais simples até aqueles mais elaborados e que podem ser ótimas opções para surpreender os seus pacientes.

Entre os produtos mais solicitados estão: caneca, flyer, cartão de visitas, planner semanal, apostila, sacolas, embalagens, adesivos e kits com calendário, caneta e caderno.

Outro serviço que passou a ser solicitado depois da pandemia causada pela Covid-19 é a estampa em máscaras. Essa pode ser uma boa opção para realizar uma ação com todos os seus colaboradores, engajando a imagem da instituição, aliando o cuidado do próximo aos quesitos da sua marca.

Para verificar o valor, o tempo de preparo e o valor de frete de cada um desses serviços, entre em contato com a gráfica e receba o seu orçamento em até 24 horas.

Outra vantagem da Gráfica Printi é que ela possui seu próprio parque gráfico. Ou seja, nesse caso a impressão será feita sem precisar de um terceiro que tenha os materiais adequados – mais um motivo que pode agilizar a sua entrega!

3. Gráfica 360 Imprimir

Essa é outra gráfica que também entra em nossa lista de sugestões para você. Seja por oferecer produtos diferenciados ou pelo atendimento, essa é uma opção que deve ser avaliada.

Com a Gráfica 360 Imprimir você pode solicitar: brindes publicitários, máscaras de proteção, porta-chaves, materiais de escrita, carimbos e até mesmo peças de roupa, como t-shirts e tops.

Com todas essas opções é difícil acreditar que vai faltar o brinde ideal para promover seu consultório/clínica, não é mesmo?

Assim como a primeira opção, se você deseja saber qual é o prazo de cada um dos serviços oferecidos ou até mesmo o preço que é cobrado, entre em contato com a gráfica.

Eles serão responsáveis por fazer a análise de cada caso, estipulando o valor e até mesmo o tempo de preparo para cada material.

3. Gráfica Auto Card

Assim como as demais opções da lista, na gráfica Auto Card você também encontra diversas opções para promover seu o consultório/clínica.

Entre elas, é possível destacar: cartão de visita, folder, pasta receituário, envelope, adesivos, brindes, cadernos, caixas, catálogos e até mesmo revistas.

Para conferir qual é o sistema de trabalho, entre em contato com a gráfica solicitando o orçamento.

Depois é só escolher a melhor opção para você e dar início às impressões! Vale ressaltar: fique sempre atento ao formato que o arquivo deve ser enviado para a gráfica, garantindo a qualidade na impressão.

Essas são as três gráficas online para promover o seu consultório/clínica. Com um serviço online fica a certeza de que será possível planejar muitas ações e atividades com os seus pacientes e colaboradores, não é mesmo?

Entretanto, se você estiver com dificuldades contábeis, conte com a nossa equipe. Entre em contato com nossos consultores através de nosso e-mail, WhatsApp, ou se preferir, pelas nossas redes sociais.

Estamos preparados para ajudar você!


Leia também: 6 plataformas de Telemedicina

Resumindo

Ainda é necessário usar gráficas e materiais impressos?

Depende do seu público. Hoje é possível fazer muito do que se fazia antes de forma totalmente online, inclusive o marketing e até uma espécie de panfletagem por meio do Google Ads. Mas isso depende de que tipo de conteúdo seu público consome.

Gráfica online é melhor que física?

Hoje as gráficas online já fazem todos os serviços que uma gráfica tradicional faz. E muitas vezes fazem com mais rapidez e menor preço.

Como funciona uma gráfica online?

A maioria tem uma plataforma em que você pode subir as artes que deseja ou mesmo contratar alguém para lhe auxiliar. Após essa etapa você seleciona os detalhes dos produtos que quer e vai para o pagamento.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

[email protected]

6 plataformas de Telemedicina

Assim como diversas áreas, a saúde foi um dos segmentos que precisou mudar durante a pandemia causada pela Covid-19. E, entre todas as modificações, uma das mais significativas foi o uso de plataformas de telemedicina.

A ideia já era cogitada por alguns profissionais antes mesmo da quarentena, mas foi por conta do distanciamento social que a tecnologia passou a fazer parte do dia a dia de quem atua na área da saúde.

Para muitos a inovação pode parecer simples, porém, esse é um passo importante para mostrar como as novas soluções digitais podem contribuir em muitos aspectos do cotidiano.

A nova modalidade de atendimento também alterou diretamente a rotina dos médicos e o dia a dia em consultório e clínicas, afinal, agora não é preciso estar presente no mesmo local para consultar e medicar o paciente.

E você? Já faz uso de plataformas de telemedicina? Não sabe como escolher uma? Continue lendo o texto e veja algumas opções que estão disponíveis.

Por que escolher uma plataforma de telemedicina?

Em um mundo cada vez mais agitado e moderno, é difícil manter o nível de concorrência quando as ferramentas são diferentes.

A tendência em optar por soluções mais tecnológicas é algo que está crescendo, principalmente entre as gerações mais novas, que já nascem conectadas em dispositivos e aplicativos.

Claro que a alta demanda pela telemedicina nessa época foi por conta da pandemia causada pela Covid-19. Com as orientações de distanciamento social, a maioria das pessoas começa a optar por facilidades e atividades que podem ser realizadas em casa.

Então, optar por plataformas de telemedicina pode ser um diferencial do seu negócio, contribuindo para que mais pacientes optem pelo seu serviço.

A telemedicina deve continuar, mesmo após a pandemia e investir nesse serviço é uma garantia de estar à frente dos concorrentes.

É claro que o cuidado e o atendimento humanizado devem continuar, mas agora pela internet, de forma segura para ambos os lados.

A telemedicina perante a lei

A liberação da teleconsulta já existe no Brasil, por meio da Lei 13.989, sancionada em 15 de abril de 2020, no início da pandemia no país.

A sanção ocorreu depois que o Conselho Federal de Medicina (CFM), realizou o pedido formal para liberar a nova prática médica. Até então, o próprio conselho ainda não havia regulamentado a nova forma de atendimento.

O CFM também indica que alguns cuidados devem ser seguidos durante o encontro, incluindo a proteção de dados e informações entre o profissional da saúde e o paciente.

Ter uma plataforma segura, criptografada e com codificação auxiliam na segurança das informações, evitando vazamentos. Vale ressaltar: também é importante respeitar a nova Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 14.010).

Agora que você já conhece quais são as orientações de acordo com a lei e com o CFM, vamos ver algumas das plataformas disponíveis para uso?

Plataformas de telemedicina

  • Conexa Saúde

Essa plataforma oferece um serviço que pode ser utilizado por empresas, médicos e também pelo paciente.

A interface de acesso vai mudar de acordo com o perfil que está sendo acessado, ou seja, as informações que estarão disponíveis para os médicos não serão as mesmas do paciente, garantindo segurança para ambos.

Para saber o preço dessa solução, o indicado é entrar em contato com a empresa e realizar um orçamento de acordo com o número de usuários.

  • Imedicina

Essa é uma das outras plataformas de telemedicina. Com essa solução, o médico pode acompanhar determinados casos, consultar o paciente e orientar o indivíduo sobre os cuidados com a saúde.

Diferentemente da primeira opção, nesta é possível iniciar gratuitamente, como se fosse um teste para saber como será a sua experiência e a do paciente com a tecnologia.

Quem já está mais habituado com a tecnologia já pode optar pelo plano pago. Nessa opção é possível emitir relatórios, criar conteúdo e realizar a gestão de mídia.

  • Portal Telemedicina

Assim como as outras opções, essa é uma ferramenta que auxilia na aproximação e no cuidado entre médico e paciente.

Essa plataforma é disponibilizada para médicos, hospitais, consultórios e clínicas, além de estar disponível para laboratórios e clínicas que realizam exames de imagem.

Essa opção também auxilia no acompanhamento do médico, que pode seguir o passo a passo do paciente em diversos tratamentos por meio de um aplicativo.

A empresa ainda oferece um atendimento on-line seguro, respeitando a troca e o sigilo de informações e dados entre o especialista e o indivíduo.

  • Amplimed

Quando o assunto são as plataformas de telemedicina, a Amplimed também disponibiliza os seus serviços para os profissionais da saúde e os usuários em geral.

Um diferencial desta plataforma é que ela permite o envio de SMS e e-mails automáticos para confirmar a consulta, ou seja, a interação com o paciente já é realizada antes mesmo da câmera ligar.

A solução também conta com um chat que pode ser disponibilizado para a conversa entre médico e paciente.

Para saber como contratar e os valores, o indicado é entrar em contato com a empresa.

  • Doutor ao Vivo

Se a maioria dos seus pacientes já possui idade avançada, estão sozinhos em casa e possuem pouca familiaridade com a internet, essa pode ser a opção ideal para o seu público.

Para usar o Doutor ao Vivo não é necessário baixar nem instalar nenhum aplicativo no celular, e isso vale para médicos e pacientes.

Basta acessar um link e iniciar o atendimento, como se fosse uma chamada ou uma reunião remota.

Parece fácil, não é mesmo? Essa pode ser uma boa solução para aqueles que ainda estão se habituando às novas tecnologias.

Mas, vale ressaltar um ponto que precisa ser muito bem avaliado antes de escolher a sua plataforma: pense no seu público e em qual mecanismo será mais fácil.

Algumas pessoas ainda possuem um pouco de dificuldade quando o assunto é tecnologia. Então, é legal fazer um levantamento de informações importantes das pessoas que se consultam com você.

Idade, formas que consomem informações, como estão nessa pandemia, se possuem notebook, computador ou celular e como é o acesso à internet.

  • Shosp

Quando se trata de plataforma de telemedicina segura, a do Shosp é a mais confiável do mercado. Um exemplo, é a presença do termo de consentimento antes da realização da teleconsulta. Ele é necessário para que o paciente tenha a ciência que os dados pessoais em de saúde vão ser transmitidos através de videochamada.

Além do Shosp ter o prontuário eletrônico, Certificação Digital para garantir validade jurídica na assinatura de todos os documentos, o logs, isto é, registros das videochamadas são todos devidamente salvos no prontuário. Portanto, tendo como intuito, resguardar os dados sensíveis dos pacientes e informações sigilosas dos profissionais da saúde.

Para mais detalhes sobre a plataforma de telemedicina e valores, o aconselhável é entrar em contato através do site do Shosp.

Lembre-se: essa solução surgiu para manter o seu relacionamento com os pacientes e a tecnologia deve ser algo que aproxima e não que distancia vocês.

Além das dicas de telemedicina, também oferecemos serviços contábeis especializados na área da saúde. Está precisando de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe!


Leia também:  4 plataformas de Gestão Financeira para Médicos e Dentistas

Resumindo

Vale a pena usar Telemedicina?

A resposta óbvia é que Sim. Primeiramente pela imposição da Pandemia de COVID, depois por uma atualização do comportamento dos pacientes que têm aumentado a demanda por esse serviço.

A Telemedicina é regulamentada por lei?

Sim, pela lei Lei 13.989 de 2020.

Qual a melhor plataforma de Telemedicina para clínicas?

Depende! Assim como qualquer software, a concorrência é alta e as funcionalidades disponibilizadas por cada um variam bastante. Portanto, você deve pesquisar bem para ver qual se adequa melhor para sua clínica.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

[email protected]

 

4 plataformas de Gestão Financeira para Médicos e Dentistas

A área médica é extremamente desafiadora para os profissionais da saúde. Além de todas as responsabilidades inerentes à função, já que há uma ligação direta com o bem-estar e o cuidado com seres humanos, ainda há uma série de detalhes que precisam ser considerados para a organização de uma carreira de sucesso.

Por exemplo: médicos e dentistas que têm seus próprios consultórios, ou mesmo que alugam um espaço para realizar os atendimentos, precisam se atentar a muitos fatores que vão além da saúde em si. Entre eles, a contabilidade do local. Entrada de dinheiro dos pacientes, pagamentos de contas e aluguéis, organização de orçamento para compra de equipamentos, correto acompanhamento dos impostos a serem pagos, etc.

Ou seja, são muitos os fatores que precisam ser pensados e, muitas vezes, o ideal é entrar em contato com empresas que ofereçam serviços de contabilidade especializada no segmento de saúde.

Mas o objetivo central deste conteúdo é apresentar aos leitores, donos de clínicas e consultórios, com foco tanto em médicos como também dentistas, algumas das principais plataformas que podem ser usadas para a gestão financeira de seu espaço de trabalho. Cada uma com suas características, mas o fato é que ter um programa específico para a função é um passo importante na hora de se organizar melhor.

Plataformas de gestão financeira para médicos e dentistas

Para que a visualização seja facilitada, dividiremos em tópicos, cada um deles com uma das plataformas selecionadas e algumas de suas principais características.

  • HiDoctor – Módulo Financeiro:

A HiDoctor é uma empresa bastante importante no ramo de desenvolvimento de sistemas para gestão no segmento de saúde. Entre seus modelos, há o módulo financeiro. Como o nome já diz, esta ferramenta auxilia no cuidado com a contabilidade em geral.Ele é capaz de organizar e mostrar os detalhes do fluxo de caixa, apontando as projeções para os meses seguintes e facilitando a organização do orçamento. Além disso, alerta sobre pagamentos pendentes e também atua para gerar estatísticas relevantes sobre os ganhos do consultório, apontando quais procedimentos são mais rentáveis, relação custo-benefício com convênios, etc.Com tudo isso em mãos, a gestão financeira fica mais simples e organizada, permitindo aos médicos e dentistas planejarem o futuro com mais racionalidade e eficiência, evitando quaisquer riscos de que a carreira se prejudique pela organização financeira, o que seria frustrante, principalmente para profissionais competentes da área de saúde.

  • Medicinae:

O Medicinae Solutions é mais um programa especializado na gestão financeira de profissionais da saúde. Ele traz soluções para realização do controle de faturamento, permitindo que os médicos saibam de forma mais clara quanto está entrando de recurso financeiro naquele determinado recorte de tempo, evitando gastos além da conta e o risco de a clínica entrar no vermelho.Os pagamentos também podem ser organizados de forma mais clara, para que nada passe sem a devida atenção. Além disso, esta empresa traz o recurso extra, o Medicinae Pay, que é a possibilidade de os profissionais adquirirem uma máquina para pagamentos em débito e crédito.Como ela vem junto com o programa, fica mais fácil criar soluções de pagamento remoto, além de divisão dos valores para que seja evitada a cobrança de impostos duplicados, dependendo da transação que for realizada. Isso é importante, porque a parte de tributação acaba, muitas vezes, sendo um calcanhar de Aquiles para quem não é especializado na área. Além das plataformas de gestão, ter uma contabilidade especializada também é bastante útil neste momento.

  • Vindi:

A plataforma Vindi não é necessariamente exclusiva para médicos e dentistas, podendo atingir outros segmentos de atuação. Ainda assim, pode ser bastante útil para os profissionais da saúde que buscam um programa que organize melhor sua gestão financeira.O sistema traz extensões para, por exemplo, haver um controle maior sobre os pagamentos dos clientes, principalmente os que fazem tratamentos recorrentes e vão várias vezes ao consultório, permitindo que o médico opte por abrir uma espécie de carteira de pacientes, com aqueles que fazem visitas frequentes.Além disso, é possível automatizar pagamentos que são recorrentes, sejam eles aluguel do espaço ou equipamento, alguma troca de material que é feita com periodicidade específica (semanal, mensal, etc.). Por fim, assim como a Medicinae, a Vindi também é uma plataforma que oferece sistemas para pagamento em crédito ou débito, o que agiliza as cobranças e diminui os riscos de inadimplência, algo fundamental para a boa gestão financeira.

Mais um sistema bastante famoso para gestão no setor de saúde. A plataforma Clínica nas Nuvens é bastante completa, não ficando limitada às finanças. Mas também atua neste aspecto, auxiliando médicos e dentistas na hora de se organizarem para a manutenção da saúde financeira de suas clínicas.Este programa gera rápido acesso às faturas para pagamento, controle dos valores a serem recebidos, além de fluxo de caixa e possibilidade da produção de relatórios com dados referentes ao trabalho financeiro do consultório.Para completar, ajuda no envio e no controle dos orçamentos, sejam eles aprovados ou não. Assim, já ajuda a planejar o futuro e quais serão as entradas e saídas no caixa. Um diferencial do Clínica nas Nuvens é também a facilidade para emissão de notas fiscais, importantes para o controle e tributação posterior.Estas são algumas das principais plataformas do mercado em termos de gestão para médicos e dentistas. Mesmo aquelas que não são específicas da saúde, como a Vindi, possuem sistemas bastante eficientes também para quem atua neste segmento. Vale destacar que, obviamente, são várias as opções no mercado, sendo impossível elencar todas. Por isso, o ideal é que os interessados em melhorarem sua gestão pesquisem com cuidado.

Tenha uma consultoria especializada

Além disso, recomendamos a contratação de uma consultoria especializada em contabilidade no segmento de saúde, como é o caso do nosso trabalho. Para organização das finanças, tributação correta e maior atenção com orçamentos e outros detalhes, nada melhor do que a parceria de quem tem experiência no assunto.

Por isso, não perca mais tempo e entre em contato conosco. Estamos disponíveis por e-mail, nas redes sociais, WhatsApp e telefone. Opções não faltam, então fale com a gente e vamos trabalhar juntos para que a gestão de seu consultório seja muito melhor e eficiente, gerando enormes ganhos, financeiros e profissionais.


Leia também: Empréstimo para Médicos e Dentistas. 

Resumindo

Vale a pena ter uma Plataforma de Gestão Financeira?

Sim! Para Médicos e Dentistas que não têm ensino técnico gerencial é muito importante contar com auxilio tanto de profissionais com essa expertise quanto de ferramentas que facilitem suas vidas e evitem erros comuns.

Qual o melhor Software de Gestão Financeira para minha Clínica/Consultório?

Depende! Cada clínica tem sua especificidade e cada software atende melhor cada segmento. Desde quando se tem pouco cliente, funcionários e fornecedores até quando se tem um hospital.

Um Software de Gestão dá conta do recado para um Médico/Dentista?

Também depende! Para médicos e dentistas que são empregados públicos e não têm outros rendimentos não é necessário nada disso, seus custos e receitas são bem descritos. Já, se você recebe de várias fontes, tem empresa, tem investimentos, custos muito variáveis aí já muda de figura e em muitos casos você não só precisa de um software como de um profissional especializado para lhe auxiliar.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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Empréstimo para Médicos e Dentistas

Seja para conquistar novos pacientes ou para expandir o espaço de atendimento, às vezes precisamos procurar por ajuda financeira, como no caso de empréstimo para médicos e dentistas.

Entretanto, muitas pessoas ainda possuem uma visão equivocada do setor de empréstimos, imaginando que essa saída possa significar dívidas e dor de cabeça.

Vale ressaltar que assim como qualquer ajuda financeira, você precisará quitar as parcelas e manter os gastos em dia, mas quando essa opção é utilizada para gerar lucro e aumentar a presença no mercado, pode ser uma ótima opção.

De acordo com dados divulgados pelo Google Survey, mais da metade dos entrevistados (51,6%) recorreu ao empréstimo para acabar com dívidas ou ter uma quantia para finalizar o mês.

O cenário não é diferente com empresas e autônomos. Durante a pandemia causada pela Covid-19, o Governo Federal anunciou uma linha de crédito de R$ 15,9 bilhões para ajudar os pequenos negócios.

É claro que antes de optar ou não pela ajuda financeira, surgem diversas dúvidas: qual é o melhor formato? Quais são as vantagens? Como deve ser feito?

Se você está com dúvidas, continue lendo o texto e saiba tudo sobre empréstimo para médicos e dentistas.

O que é um empréstimo?

O empréstimo nada mais é do que uma parceria feita entre quem está buscando crédito e a instituição financeira.

Com o intuito de auxiliar empresas e pessoas físicas, cada instituição financeira oferece uma forma de parcelamento ou pagamento da dívida.

Também existem os créditos federais que são liberados por meio dos bancos estatais, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Em todas as ofertas de crédito, há a chance de parcelamento com o acréscimo de juros em cada parcela.

Nos casos em que o indivíduo escolhe o empréstimo comum, na maioria dos casos, a instituição financeira não acaba questionando qual será o fim do dinheiro. Entretanto, em algumas linhas de crédito, é necessário apresentar nota fiscal ou comprovante com o destino do valor.

Empréstimo comum x empréstimo para médicos e dentistas

Como mencionado acima, o empréstimo comum está disponível para qualquer cidadão que queira ou que precise de uma quantia extra para determinada ação.

Os valores e formas de pagamento variam de acordo com o perfil e a linha de crédito oferecida por cada instituição financeira. Para saber qual dessas opções pode ser melhor para você, o aconselhável é procurar pelas instituições.

Agora, quando o assunto é empréstimo para médicos e dentistas, algumas coisas podem mudar.

Em maio de 2020, o Senado aprovou uma linha de crédito especial para cirurgiões-dentistas, com o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

O Projeto de Lei nº 2424/2020 prevê o empréstimo para profissionais que atuam como pessoa física, incluindo os dentistas. Ao todo, serão disponibilizados R$ 5 bilhões, e cada especialista poderá receber até R$ 100 mil.

A taxa de juros é de 2,5% ao ano, com 24 meses de carência. A linha de crédito pode ser solicitada enquanto estiver valendo do decreto de Estado de Calamidade no país, dando preferência aos profissionais da saúde.

O objetivo é minimizar os impactos da crise nesta área, auxiliando aqueles que ficaram parados nos primeiros meses de 2020.

Analisando o cenário para os médicos, que também podem solicitar o empréstimo mencionado acima – de acordo com a forma de trabalho, o Banco do Brasil também oferece algumas linhas especiais.

A primeira é a CDC Automático, com taxas a partir de 1,29% ao mês. Outra opção é o Crédito Estruturado, com taxas a partir de 0,75% ao mês.

Instituições privadas, como Santander e Itaú, também disponibilizam empréstimo para médicos e dentistas.

Por que optar pela linha de crédito para a saúde?

Como mencionado até o momento, se você é um profissional que atua na área da saúde, é possível optar por uma linha de crédito comum ou aquele empréstimo para médicos e dentistas.

De acordo com pesquisa realizada e divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CRO), o Brasil conta com mais de 500 mil médicos espalhados por todo o território nacional.

No caso dos dentistas, o número é surpreendente: são mais de 312 mil profissionais, colocando o país como o primeiro no mundo quando o assunto é a quantidade de especialistas. Os números são da plataforma Statista.

Avaliando os números, fica fácil perceber que de todos esses profissionais, alguns já precisaram solicitar empréstimo e outros ainda precisarão recorrer às linhas de crédito.

E qual é a diferença deste tipo de empréstimo e do normal? Como saber qual eu devo escolher?

Confira algumas vantagens que elencamos para ajudar você neste momento de escolha!

• Agilidade na hora de liberar o crédito

A saúde sempre foi assunto sério, mas, após a pandemia da Covid-19, acendeu-se uma luz: é fundamental dar subsídio para que essa área consiga atender toda a população.

Pensando nisso, algumas linhas de crédito foram criadas e liberadas exatamente para proporcionar a agilidade que os profissionais precisam.

Portanto, se você optar por um empréstimo para médicos e dentistas, o dinheiro será liberado com urgência, fator que pode não acontecer nos demais casos de solicitação de crédito.

Se você está necessitando desse dinheiro o mais rápido possível, seja para implementar uma nova solução ou finalizar algumas dívidas, esse pode ser o melhor caminho.

• Taxas reduzidas

Esse pode ser outro fator determinante no momento de optar por qual será a forma de crédito.

É claro que cada instituição financeira trabalha com a sua tabela de juros, de acordo com o cliente e a finalidade do dinheiro, mas, por ser destinado à saúde, o empréstimo para médicos e dentistas é acompanhado de juros mais baixos.

Como exemplo, usaremos a linha de crédito automática do Banco do Brasil. Como pessoa física, os juros podem variar entre 2,51% ao mês e 5,89% ao mês!

O número é bem diferente daquele mencionado acima, com taxas de 1,29% ao mês ou 0,79% ao mês.

Avaliando dessa forma fica fácil saber qual é a melhor opção de empréstimo para médicos e dentistas, não é mesmo?

Quer receber mais dicas sobre a parte financeira do seu negócio e ficar sempre informado? Fique atento às novidades do nosso blog ou, se preferir, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp. Será um prazer atender você!


Leia também: Tudo sobre o IR 2021 

Resumindo

Como funciona um Empréstimo?

O Empréstimo é quando uma Instituição Financeira de fato empresta capital para uma Pessoa Física ou Jurídica a um retorno com juros a ser pago de forma parcelada.

Existe diferença entre empréstimos?

Sim, desde a quantidade de parcelas até a porcentagem cobrada de juros e até a carência para o pagamento. Normalmente Empréstimos subsidiados por algum programa do governo costumam ter menores taxas e melhores condições de pagamento.

Qualquer pessoa pode pegar Empréstimo?

Não. A pessoa tem que passar primeiramente por uma análise da Instituição Financeira pra verificar se está apta a receber o empréstimo. O que varia de acordo com valor, salário, pagamento de contas em dia e outras variáveis mais.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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INSS 2021

Como todo ano, o valor do Salário Mínimo foi ajustado. Dessa vez de R$ 1.045,00, em Dez/2020, para R$ 1.100,00, a partir de 1º de Janeiro de 2021. E, com isso, o valor de contribuição com o INSS 2021 é modificado também. No entanto, este ano há uma novidade!

Uma portaria da Secretaria de Previdência, publicada no dia 13 de Janeiro, prevê uma alíquota progressiva para o INSS 2021, assim como já é feito no Imposto de Renda. Ou seja, a Alíquota é crescente e aumenta a medida que o salário também aumenta. Como descrito na tabela a seguir:

 

SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO (R$)

ALÍQUOTA PROGRESSIVA DO INSS

até 1.100,00

7,5%

de 1.100,01 até 2.203,48

9%

de 2.203,49 até 3.305,22

12%

de 3.305,23 até 6.433,57

14%

 

Como calcular o INSS progressivo?

Para entendermos melhor como serão aplicadas essas alíquotas, vamos a alguns exemplos:

1- Um trabalhador que ganha até 1 salário mínimo (R$ 1.100,00), pagará 7,5% do que receber como contribuição ao INSS. Ou seja, se você ganha R$ 1.100,00, terá de contribuir com R$ 82,50.

2- Se você ultrapassa uma das faixas de salário, o que resta cai na próxima alíquota. Complicado né? Mas vamos facilitar. Suponha que você recebe R$ 2.000,00 mensais com carteira assinada. Isto é, você se encontra na segunda faixa do INSS. Porém você não pagará 9% sobre todo o seu salário, só ao que passar da 1ª faixa. Vamos lá: Sobre R$ 1.100,00 vão incidir 7,5%. Sobre o restante (R$900.00) vão incidir 9%. Logo serão R$82,50 da primeira faixa mais R$81,00 da segunda. O que totaliza R$163,50.

3- Agora, e se você ganha mais que o teto da Previdência Social (R$ 6.433,57)? Bom, aí você paga o valor da alíquota sobre o próprio teto. Como assim? Se você recebe R$ 10.000,00 mensais sua contribuição não é sobre os 10 mil, mas sobre o Teto. Você paga então R$ 751,99. Que é o maior valor que pode ser pago como contribuição ao INSS em 2021.

A primeira vista parece complicado realmente. Mas quando se faz por partes e se quebra o salário nos valores superiores das faixas de contribuição as coisas ficam um pouco mais simples e mais fáceis de se aplicar as alíquotas.

Quando começa o novo INSS?

Bom, primeiramente é preciso esperar o valor real do Salário Mínimo ser definido. Este post foi escrito em 14/01/2021, e o valor que usamos foi o aprovado em Medida Provisória ainda. Ou seja, isso pode variar um pouco ainda. E caso aconteça modificaremos aqui também. Mas, até o fim de Janeiro essa informação já estará disponível para todos.

O INSS é relativo ao mês anterior. Ou seja, sempre se paga o INSS do mês que passou, não do que se está. Portanto, em Janeiro pagamos o de Dezembro, em Fevereiro o de Janeiro, em Março o de Fevereiro e assim em diante. E a resposta já está ai. Como o Salário Mínimo começou a valer a partir do dia 1º de Janeiro, quer dizer que em Fevereiro o Salário referente a Janeiro será de R$1.100,00. Então o INSS, pago em Fevereiro, será no novo modelo já.

Quem deve contribuir com o INSS?

Por fim, veremos quem deve fazer a contribuição com a Previdência Social.

O recomendado é que todo trabalhador faça a contribuição, tendo em vista que a aposentadoria e os benefícios da previdência só são pagos para os contribuintes, sejam eles trabalhadores por Carteira Assinada ou mesmo como Autônomos.

Apesar de a contribuição ser sugerida a todos, a forma de contribuição difere para cada um. Aqui falamos da nova modalidade para os que faze, parte da CLT, ou seja, trabalham por Carteira Assinada. Seja no setor Público ou Privado. E o valor já retido diretamente no pagamento. O famoso Retido na Fonte que já vem descontado no contracheque.

Já os trabalhadores Autônomos, que contribuem com o INSS via carnê, como, por exemplo, quem é MEI, não participa dessa nova tabela de INSS progressivo. O cálculo do INSS para Contribuintes Individuais continua como 11%.

Se restou alguma dúvida ou questão a ser esclarecida, pergunte pra gente! A ContaDr. é uma Contabilidade para Médicos e Dentistas e existe para lhe auxiliar. Entre em contato conosco via WhatsApp, email ou telefone que podemos lhe ajudar a pagar o menor imposto possível de forma legal.


Leia também: 7 Dicas de Ouro para Preparar seu Imposto de Renda 2021 

Resumindo

O que quer dizer Tabela Progressiva do INSS?

Significa que o INSS agora é como o IR, a cada faixa de valor recebido como salário corresponde a um valor de contribuição. E quanto mais se recebe, mais se paga.

Quem deve contribuir com o INSS?

Todo trabalhador com carteira assinada e também contribuintes autônomos que desejam aposentar ao fim da carreira.

Recebo acima do Teto do INSS, quanto contribuo?

Para todos que reccebem acima do teto o valor é igual, R$ 751,99. Que é o maior valor de contribuição possível.

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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7 dicas de ouro para preparar seu imposto de renda 2021

Olá, fizemos esse texto para dar dicas importantíssimas para sua declaração de imposto de renda do ano de 2021, referente às movimentações de 2020.

O prazo para a declaração começa em março, mas já deixe tudo pronto e seja um dos primeiros a enviar sua declaração, caso tenha restituição será um dos primeiros a receber.

Listamos algumas dicas para você deixar tudo pronto e fazer uma declaração perfeita.

Dica 1 – Documentações necessárias

Nossa sugestão é que tenha uma pasta online e reúna todos estes documentos:

  • Comprovante de rendimentos pessoa física do ano 2020;
  • Comprovantes de pagamentos (Educação, Saúde e Previdência Privada);
  • Comprovantes de Aquisições e Venda de Bens;
  • Saldo de Contas, Aplicações e Poupança do dia 31/12/2020;
  • Número do Renavam para veículos e IPTU e Matrícula para imóveis;
  • Nome e CPF dos dependentes;
  • Comprovante de dívidas;
  • Declaração e Recibo do IR de 2020;
  • Se sócio de empresa peça a seu contador a distribuição de lucros.

Dica 2 – Informes de bancos e corretoras

A partir de fevereiro os bancos começam a liberar informes de rendimentos onde constam sua movimentação que deverá ser declarada referente ao saldo do último dia do ano. Lembre de pegar os informes de todas as contas bancárias, principalmente das corretoras de valores, além do saldo, caso tenha feito movimentações no mercado de ações precisa lançar as movimentações. Sugerimos fazer uma planilha com todos os ganhos para facilitar.

Estes são os links de como puxar o informe nos principais bancos:

Dica 3 – Recibos e nota de saúde

Ainda é permitida a dedução de despesas como gastos de saúde como médico, plano de saúde, dentistas, fisioterapeutas bem como os relacionados, para isso você precisa ter o recibo ou nota fiscal e estes valores deverão ser lançados na declaração. Ex: se você teve uma renda tributada no valor de R$100.000,00 no ano de 2020, mas teve gastos de saúde, no valor de R$15.000,00 a receita federal irá realizar a tributação somente sobre a diferença que seria R$85.000,00.

Se você não solicitou ou não guardou os recibos, solicite para o profissional de saúde que te atendeu no ano de 2020.

Dica 4 – Despesas de educação

Despesas de educação são dedutíveis, mas é diferente dos gastos de saúde, pois é limitado o valor. Se você fez algum curso de graduação ou pós graduação você poderá deduzir esses valores, caso tenha dependentes pode deduzir gastos de escola fundamental, ensino médio, faculdade e pós graduação se eles tiverem até 24 anos.

Dica 5 – Controle de patrimônio e valorização dos imóveis

Isso é muito importante, um dos grandes motivos da malha fina. Aqui precisa se atentar em quanto você teve de variação de patrimônio. Essa alteração precisa ser compatível com o ganho que teve durante o ano de 2020. Uma dica importantíssima é que a única forma de valorizar os imóveis para poder diminuir o ganho de capital (imposto de varia de 15 a 27% sobre o lucro da venda do imovel) é lançando todos os recibos e notas referente a reformas e melhorias do imóvel. Ex.: se possui um apartamento que está lançado no imposto de renda por R$300.000,00 mas o valor de mercado dele é R$500.000,00, quando realizar a venda deste imóvel pagará imposto sobre essa diferença 15% sobre R$200.000,00, para reduzir esse imposto quando fizer melhorias do imóvel você pode valorizar no imposto de renda para diminuir o imposto do ganho de capital

Dica 6 – Declaração Pré-preenchida

Outra dica muito importante é buscar no próprio site da receita federal a declaração pré-preenchida, nesse caso já vem informações referente a declaração do ano anterior e mais as informações que a receita federal já possui acesso, caso faça a declaração aproveitando isso as chances de cair na malha diminuem pois a receita já tem todas as informações que foram informados para ela. Porém para isso é necessário certificado digital caso não tenha a própria contabilidade consegue ter esse acesso com uma procuração, atualmente nós fazemos todas as declarações puxando os dados da pré-preenchida.

Dica 7 – Faça você mesmo ou contrate um contador especialista

Existem diversos tipos de declaração, das mais fáceis até as mais complexas, existem alguns macetes que a receita federal não fala abertamente mas que podem ser usados legalmente para redução de imposto a pagar, por isso a importância de um suporte de uma contabilidade especializada, que pode te auxiliar em todas as etapas da declaração do imposto de renda, nós estamos sempre estudando as legislações referente a imposto de renda para que possamos reduzir ao máximo o valor que o cliente tem a pagar de imposto, lógico tudo dentro da lei, caso opte a fazer a declaração sozinho temos vários materiais em nosso site e redes sociais, bem como um curso de como fazer a declaração de imposto de renda básica.

Ficou com alguma dúvida sobre a declaração de Imposto de Renda 2021? Leia também: Imposto de Renda 2021: Tudo o que você precisa saber.

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Resumindo

Melhores dicas para o IR:

  • Preparar a Documentação Necessária com antecedência;
  • Pegar informes de Bancos e Corretoras;
  • Ter todos os recibos e Notas de saúde;
  • Saber as despesas com educação;
  • Ter controle do seu patrimônio;
  • Usar a Declaração Pré-preenchida;
  • Contratar um contador especialista pra cuidar disso.

Qual o valor limite a declarar?

Não existe um teto, mas o correto é Declarar tudo que você deve, nem a mais, nem a menos. Pra não correr risco de multas e nem pagar mais imposto do que se deve.

Fazer meu próprio IR ou contratar um contador?

Depende! Há Declarações que são muito simples e não precisam de contador, por exemplo, as de MEI. Já para aqueles que têm investimento, ganho de capital, notas fiscais e recibos e outros detalhes do tipo, é melhor ter certeza de que tudo estará correto. E pra isso servem as Contabilidades.

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Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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Tudo sobre o IR 2021

Com o objetivo de arrecadar receitas para o estado e monitorar a situação tributária dos cidadãos, a Receita Federal recebe anualmente a declaração de Imposto de Renda (IR) de 2021. O imposto tem certos critérios que determinam quem deve pagar. É por isso que muitos contribuintes duvidam da necessidade de declarar.

Pretende economizar mais em 2021? Um elemento que muitas pessoas não prestam atenção é o Imposto de Renda. A Receita Federal (RFB) só começou a aceitar declarações de Imposto de Renda em março, mas já é possível fazer planos para facilitar esse processo.

Os contribuintes podem evitar com calma erros e problemas ao adotar estratégias dentro das legalidades do fisco que ajudem a aumentar as restituições (ou pagar menos impostos). Além disso, você ainda pode escolher razão social solidária para alocar parte do imposto.

Principais dicas

Já estamos no começo de 2021, e precisamos desenvolver uma visão abrangente da situação fiscal. Como a declaração só começa em março, é melhor organizar imediatamente os recibos cobrados pela Receita Federal, a fim de otimizar a declaração completa e simplificada.

Existem vários comprovantes de IR, entre eles, as despesas com assistência médica: por exemplo, os contribuintes podem deduzir integralmente do IR exames médicos, procedimentos cirúrgicos e despesas com assistência odontológica.

Além disso, é necessário declarar também o pagamento ou cobrança de aluguel, pois se o aluguel for por meio de imóvel, a empresa fornece sua própria certificação. Se o pagamento foi realizado pelo proprietário, o IRS aceitara o boleto comprovando o depósito bancário.

No caso de vendas, se você comprou ou vendeu um carro ou propriedade este ano, preencha os documentos separadamente, como um contrato, recibo ou fatura imediatamente. Além disso, existem as taxas de educação, e caso os contribuintes estão estudando ou têm filhos em idade escolar, podem solicitar reduções de mensalidades no momento da dedução do IR.

Uma forma que está dentro das legalidades e disponível para os contribuintes economizarem impostos e ainda se planejarem para o futuro é aderir a um plano de previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Gratuito). Esta opção pode deduzir imediatamente até 12% do lucro tributável anual.

Além disso, os contribuintes que passaram muitos anos depositando dinheiro no fundo pagarão apenas 10% do IR pelos fundos depositados em 10 anos. Você troca a maior taxa de juros de 27,5% por um plano de pensão com uma tabela de taxas de retorno. Começa mais alto, mas depois o valor se reajusta para um preço mais acessível. Essa certamente é uma maneira inteligente de economizar impostos.

Embora o valor do imposto cobrado no início seja alto, especialistas apontam que, no longo prazo, o investimento é uma boa opção, porque o contribuinte paga mais impostos quando economiza menos dinheiro e quando o valor acumulado é maior.

No entanto, se você está considerando um investimento de longo prazo, essa opção funciona. Evite sacar esse valor investido em pouco tempo, pois senão poderá pagar mais impostos do que realmente economizou.

Procedimentos necessários para o IR 2021

Conforme mencionado acima, os contribuintes que declararem seu Imposto de Renda de 2021 vigente, com todas as informações validadas, podem entrar no prospecto de declaração de imposto de 2021.

O reembolso ocorre após a apreciação da Receita Federal da declaração do contribuinte, levando em consideração critérios como despesas médicas, educação, pagamentos de pensões, entre outros. Vale lembrar que a cada ano a RFB estabelece um valor máximo de despesa que é inserido na conta. Portanto, há um percentual máximo de dedução por contribuinte.

Os termos e o lote de inscrição de cada contribuinte variam de acordo com a idade, número de dependentes, data de depósito e outros fatores.

O valor devolvido no programa de devolução do IR 2021 será creditado em conta corrente, mesma conta em que efetuou o recolhimento do imposto.

Mediante o calendário de devoluções IR 2021, agora é a hora de verificar a data e o prazo de cada lote de devolução. Vale lembrar que essas datas mudam a cada ano, dependendo da RFB. Portanto, precisamos continuar monitorando nossas atualizações para nos mantermos atualizados.

Veja o novo formulário de imposto de renda de 2021 Ou seja, cada contribuinte receberá o valor da restituição antes do prazo mencionado a seguir, portanto, a previsão de lote no calendário de restituição do IR 2021 é a seguinte:

1º lote – 29/05;

2º lote – 30/06;

3º lote – 31/07;

4º lote – 31/08;

5º lote – 30/09.

Mesmo que seja conhecido o prazo de cada passagem de reembolso, o contribuinte pode não saber a data de sua restituição do Imposto de Renda em 2021. No entanto, não há necessidade de se preocupar com isso, pois a Receita Federal possui um site onde essas informações podem ser consultadas.

Para acessá-lo, você precisará fornecer informações básicas de identificação, como CPF e data de nascimento. Lembre-se de que este serviço estará disponível após o preenchimento do extrato. Siga as etapas abaixo para visualizar o calendário de reembolso do IR 2021.

Acesse ao site da Receia Federal na consulta de restituições do IR 2021. Em seguida, informe seu CPF, data de nascimento, ano da declaração e o código de verificação; a seguir, clique em ‘Consultar’ e em seguida terá na tela todas as informações sobre a declaração e o lote de devolução.

Agora que você sabe como funciona o IR 2021 e suas principais regras, saiba que existe uma dúvida muito comum sobre quem é excluído do cálculo. Portanto, é importante ter critérios claros para a isenção do imposto de renda em 2021.

A regra geral de isenção aplica-se aos cidadãos com renda mensal não superior a R$ 1. 903,98. Para alguns grupos-alvo, o não pagamento se aplica aos aposentados com mais de 65 anos e pessoas com doenças graves.

O microempreendedor individual (MEI) com renda inferior a R $ 28. 559,70 também deve se declarar. Por outro lado, a declaração de imposto de renda inferior a esse valor deve ser feita por meio do DASN (Declaração Anual do Simples Nacional).

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Leia também: Documentos para enviar mensalmente para a contabilidade

Resumindo

Qual o novo prazo para entrega do IR-21?

Dia 31 de Maio.

Como pagar menos no Imposto de Renda 2021?

Uma de nossas dicas é saber a diferença de PGBL e VGBL. Pra isso veja nosso artigo ou nossos vídeos do YouTube.

Quais as datas da Restituição do IR 2021?

  • 1º lote – 29/05;
  • 2º lote – 30/06;
  • 3º lote – 31/07;
  • 4º lote – 31/08;
  • 5º lote – 30/09.

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Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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Tudo sobre Carnê Leão

Você presta um serviço sem vínculo empregatício, especialmente no ramo da saúde, e ainda não ouviu falar no Carnê Leão? Então, está na hora de se atentar a um tributo extremamente importante da sua rotina como contribuinte.

Isso porque esta obrigatoriedade é essencial para quem recebe uma quantia em específico de pessoas físicas e, uma vez que este pagamento não ocorra, o profissional é passível, inclusive, de graves sanções.

Quer saber mais a respeito? Acompanhe a leitura e saiba como podemos te auxiliar diante de um cenário como este.

O que é o Carnê Leão?

O Carnê Leão é um tributo obrigatório do Imposto de Renda, sendo recolhido de maneira mensal dos contribuintes que tiverem suas rendas pagas por pessoas físicas ou por quaisquer situações advindas do exterior.

Assim, uma vez que não haja um imposto direto na fonte – como é o caso da pensão alimentícia, do autônomo, do profissional liberal e dos indivíduos que locam seus imóveis –, se faz necessário realizar a declaração do carnê, bem como realizar o seu pagamento.

Neste quesito, é fundamental que o indivíduo registre todas as suas transações financeiras realizadas durante o período, elencando suas despesas, receitas e tudo o que foi necessário para prestar o serviço a esta pessoa física.

Logo, itens como água, telefone, internet, luz, aluguel, condomínio, IPTU, remunerações e demais despesas de empregados, além dos materiais, também devem estar elencados em todo o documento.

Quem tem a obrigatoriedade de fazer esta declaração?

Em geral, todos os que se enquadrarem como pessoa física (ou seja, não possuírem um CNPJ) e receberem um valor acima de R$1.903,98 mensais devem realizar a declaração do carnê – claro, uma vez que não haja o imposto na fonte, como mencionado anteriormente.

Dessa forma, se torna obrigatório que algumas pessoas realizem este procedimento, como é o caso de quem conta com rendas provenientes de:

– Arrendamentos, locações e similares;

– Trabalhos não assalariados;

– Prestação de serviços sem que haja vínculo empregatício;

– Valores oriundos do exterior;

– Trabalhos como serventuário da Justiça, a não ser que a remuneração tenha sido feita pelo dinheiro público;

– Pensão alimentícia;

– Serviços que forem prestados a embaixadas, consulados ou missões diplomáticas;

– Transporte de passageiros e cargas;

– Serviços com tratores e outras máquinas similares.

Assim, é extremamente comum que profissionais como psicólogos, médicos, advogados, dentistas, corretores e outros indivíduos que prestem serviços tenham esta obrigatoriedade.

Como é realizado o cálculo e o pagamento?

O cálculo deste carnê é realizado da seguinte maneira: uma tabela progressiva mensal (que esteja vigente durante o mês que a renda foi recebida) é aplicada sobre o valor total angariado naquele período.

A partir daí, é encontrado o valor do rendimento bruto relativo à espécie e esta quantia deverá ser recolhida pelo órgão no mês seguinte ao do recebimento, até o último dia útil. Ficou confuso?

Digamos que você tenha recebido seu rendimento (uma pensão alimentícia, por exemplo) em outubro. Logo, o valor do tributo deverá ser pago até o último dia útil do mês de novembro.

Neste cenário, as alíquotas de pagamento são exatamente as mesmas utilizadas no imposto retido na fonte. Logo, é possível compreender que os valores são alterados com base na renda recebida pelo indivíduo. Compreenda:

– Para quem recebe até R$1.903,98 = isento

– Para quem recebe de R$1.903,99 a R$2.826,65 = 7,5%

– Para quem recebe de R$2.826,66 a R$3.751,05 = 15%

– Para quem recebe de R$3.751,06 a R$4.664,68 = 22,5%

– Para quem acima de R$4.664,68 = 27.5%

Assim, para calcular o imposto em questão, o indicado é utilizar o programa anual disponível no site da Receita Federal, considerando todas as alíquotas mencionadas acima. Contudo, caso você possua alguma dificuldade com a questão, existe também a possibilidade de contar com o nosso auxílio.

Uma vez que você já saiba o montante a ser contribuído, basta realizar a impressão do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e concluir o pagamento deste tributo em um banco de sua preferência.

Existe a possibilidade de deduzir este tributo?

Como dito acima, uma vantagem do Carnê Leão é que você pode (e deve) mencionar todos os custos que teve para exercer a sua função ou prestar um serviço específico. Logo, ao lançar esta listagem, há a possibilidade de pedir a dedução sobre o seu DARF, garantindo que estas despesas serão abatidas do valor.

Em geral, esta quantia pode tanto ser mitigada do montante final a ser pago pelo imposto, como também pode haver um aumento na restituição a ser feita no Imposto de Renda. Isso irá variar de acordo com a decisão do órgão responsável.

Tem como estar isento a este carnê?

Os indivíduos que receberem um rendimento abaixo de R$1.903,98 estão isentas deste pagamento. Contudo, não são apenas estes contribuintes que se adéquam a este benefício.

Os sujeitos que forem pagos por pessoas jurídicas (PJ) ou até mesmo por pessoas físicas (PF) que mantenham vínculo empregatício, também não precisarão se preocupar em pagar este imposto, uma vez que sua responsabilidade estará diretamente atrelada à Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Logo, se você for empregado de uma empresa, trabalhar como doméstica em uma casa que tenha assinado sua carteira formalmente ou até preste um serviço, mas receba um valor abaixo do mencionado, não há motivos para atentar-se ao carnê.

Quais as sanções de não declarar o Carnê Leão?

Como se sabe, o sistema que verifica o pagamento de tributos no Brasil é extremamente eficaz e consegue identificar com facilidade quando um contribuinte não cumpriu com suas responsabilidades. Dessa maneira, a chance deste sujeito cair na chamada “malha fina” é grande e ele pode ser autuado, caso haja uma divergência.

Em um cenário como este, é comum que solicitem evidências e comprovantes ao cidadão de todas as suas rendas e, inclusive, dos custos e despesas que não foram declaradas.

Uma vez que seja, de fato, comprovado que não seguiu com sua obrigatoriedade como deveria, é possível que ele receba uma sanção em forma de multa. Este valor, inclusive, tende a variar de 20% chegando, até mesmo, a 150% do tributo, gerando quantias exorbitantes.

Precisa de ajuda?

Localizada em Belo Horizonte, a nossa empresa é a responsável por prestar consultoria e auxiliar na contabilidade dos profissionais que se dedicam ao segmento da saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, além de estabelecimentos como clínicas e consultórios.

Por esta razão, estamos aptos para atender à sua necessidade, inclusive o pagamento do Carnê Leão, deixando-o em conformidade com todos os impostos. Entre em contato com a nossa equipe por e-mail, pelas nossas redes sociais, WhatsApp ou telefone. Estamos te aguardando com as melhores soluções!


Leia também: Contabilidade para Clínicas 

Resumindo

O que é o Carnê Leão?

É a forma de pagamento de taxas do Imposto de Renda para Profissionais Liberais/Autônomos que tiveram recebimento de Pessoas Físicas ou de fonte do Exterior.

Quanto deve contribuir no Carnê Leão?

Depende do quanto você tem de faturamento, como a seguir:

  • até R$1.903,98 = isento
  • de R$1.903,99 a R$2.826,65 = 7,5%
  • de R$2.826,66 a R$3.751,05 = 15%
  • de R$3.751,06 a R$4.664,68 = 22,5%
  • acima de R$4.664,68 = 27.5%

E se eu não Declarar o Carnê Leão?

Caso não haja a Declaração pode acontecer de o profissional cair na Malha Fina, pagando multas e juros bem altos. O que é provável, devido a eficiência do sistema da Receita Federal.

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Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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Cooperativa de Serviços Médicos, o que é e como abrir uma?

Existem vários tipos de cooperativas, inclusive os tipos dentro da área da saúde, como é o caso da cooperativa de serviços médicos. Através de uma cooperativa os médicos trabalham em associação para atender os associados e suprir as necessidades de saúde.

Para isso acontecer, alguns requisitos precisam ser cumpridos tanto para o funcionamento quanto para a abertura. Portanto, neste artigo você vai descobrir a resposta para essas questões e entender as principais características de uma cooperativa de serviços médicos.

O que é uma cooperativa de serviços médicos?

Cooperativa de Serviços Médicos, o que é e como abrir uma?

Uma cooperativa, independentemente do segmento, é uma associação autônoma feita por pessoas que se unem de forma voluntária com a finalidade de satisfazer necessidades sociais, culturais ou econômicas. E isso ocorre através de uma empresa que é de propriedade coletiva e que pode ser gerida de forma democrática.

Em outras palavras, uma cooperativa de serviços médicos é uma associação autônoma de médicos que trabalham para atender pacientes que se associam. Isso quer dizer que o trabalho é prestado de forma indistinta e os associados normalmente não escolhem os médicos do atendimento.

Dentro da cooperativa, vários médicos estarão realizando atendimentos de várias especialidades. Com isso, sempre que uma pessoa associada necessitar, terá o atendimento necessário dentro das condições estabelecidas nos documentos que vão reger o funcionamento das atividades.

É importante mencionar que uma cooperativa de serviços médicos não possui relação trabalhista regida pela CLT. Isso quer dizer que os médicos não recebem um salário, não são subordinados e não cumprem os demais requisitos de uma relação de trabalho.

Isso é importante ser cumprido durante o funcionamento da cooperação, pois caso contrário pode haver descredibilidade e até mesmo ser desconstituída a característica de associação para reconhecer vínculos de trabalho no âmbito judicial.

Ademais, a cooperativa de serviços médicos pode conter serviços como psicólogos, dentistas, médicos e até mesmo atender consumidores de planos de saúde.

A característica de ser democraticamente gerida existe porque a gestão da associação pode ser feita tanto pelos associados como pelos cooperados.

Além disso, ainda dentro do tópico para entender o que é uma cooperativa de serviços médicos, é importante mencionar o foco de uma cooperativa. Em regra, o foco é fornecer serviços ou atividades eliminando intermediários, o que deixa o custo mais barato. O que também acontece pela grande escala de operação que ocorre em cooperativas médicas.

Ademais, as cooperativas são regulamentadas pela Constituição Federal e pela Lei do Cooperativismo, que é a Lei 5.764/71. Essa lei regula a forma de funcionamento da cooperativa.

Nessa perspectiva, como não é regida pela CLT, os resultados obtidos com os serviços prestados são repartidos entre os cooperados. Além disso, geralmente a forma de pagamento feito pelos associados é anterior ao serviço prestado. Muito comum é adotar pagamentos mensais.

Assim, um valor mensal é cobrado de cada pessoa que deseja ser associada e os serviços são prestados em locais como clínicas, consultórios, hospitais e laboratórios.

Como abrir uma cooperativa de serviços médicos?

Cooperativa de Serviços Médicos, o que é e como abrir uma?

Para abrir uma cooperativa de serviços médicos um dos primeiros passos é definir os objetivos que serão elencados no estatuto base da cooperativa. O estatuto contém todas as linhas de funcionamento, é o documento que serve como contrato entre os médicos e profissionais da saúde pertencentes à cooperativa.

É no estatuto que diversas questões são abordadas, como:

• Direitos e deveres dos associados;

• Condições de admissão;

• Área de ação, prazo e sede;

• Capital mínimo e fixação da quota-parte que cada associado vai poder ter.

Entre essas questões, uma das mais importantes é a definição do capital social, pois é ela que vai definir a quota-parte que o associado irá pagar. E como já mencionado, pode ser pago mensalmente, que é chamado de mensalidade.

O valor mínimo das quotas não pode ser superior ao valor do salário mínimo vigente. Assim, as estipulações não são totalmente livres, precisando obedecer aos limites que a legislação impõe.

Ademais, além de definir as questões presentes no estatuto, vários documentos são necessários para a abertura de uma cooperativa de serviços médicos.

Para ficar mais simples, iremos tratar dos documentos de forma separada, conforme cada local de entrega. Para abrir uma cooperativa alguns documentos são enviados para a Junta Comercial do Estado em questão, e outros para a Receita Federal.

Entre os documentos destinados à Junta Comercial, é preciso ter quatro vias da ata de Assembleia Geral de Constituição e do Estatuto. Essa ata é correspondente ao momento em que os cooperados fundadores se unem para definir as questões do estatuto.

Além disso, documentos como RG e CPF do presidente também são necessários. Ademais, é preciso enviar relação nominativa dos presentes, cópia do comprovante da sede e cópia do comprovante de residência do presidente.

Por fim, é essencial que um advogado dê visto na última página de cada uma das 4 vias do estatuto e da ata.

Para a Receita Federal, é preciso enviar a ficha cadastral e complementar para o requerimento do CNPJ, a lista dos associados e cópia do RG e CPF, bem como comprovante de residência dos diretores da cooperativa de serviços médicos.

Esses são os documentos necessários para abrir a cooperativa. Porém, antes de tudo isso, é indispensável que todos os interessados verifiquem a viabilidade da abertura cooperativa em reunião. Pois nem sempre as cooperativas podem ser mantidas de forma sustentável economicamente.

Dessa forma, os passos para criar uma cooperativa de serviços médicos são vários. No entanto, quando feito de forma organizada e com orientação de um profissional, o processo pode ser menos burocrático e demorado.

O que importa é que o objetivo da cooperativa de serviços médicos seja cumprido à risca de forma legal e conforme o estatuto. Ademais, os serviços prestados pela cooperativa de serviços médicos precisam ser adequados às necessidades dos associados.

Agora que você já sabe o que é e como abrir uma cooperativa de serviços médicos, entre em contato conosco através do telefone, WhatsApp ou e-mail para obter nosso serviço de contabilidade. Este é um serviço fundamental em qualquer tipo de cooperativa, principalmente da área da saúde que tem grande fluxo de caixa.


Leia também: Legalização de Empresas de Saúde.

Resumindo

O que é uma Cooperativa de Serviços Médicos?

Independentemente do segmento, uma Coop é um formato de empresa em que vários profissionais de um mesmo ramo se juntam para abrir um CNPJ para representá-los e dividir lucros e prejuízos. A de Serviços Médicos é especializada nessa área.

O que é preciso para abrir uma Cooperativa Médica?

  • Estatuto;
  • Ata de Constituição;
  • Número mínimo de Cooperados;
  • RG e CPF de todos os colaboradores;
  • Cadastro na Junta Comercial;
  • Documentos adjacentes.

Quais as vantagens de uma Cooperativa Médica?

Além do modelo organizacional ser mais sustentável as principais vantagens são de se afiliar a profissionais com habilidades complementares a sua e, havendo sobra/lucro, ter participação nela.

Sobre a Autora:

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Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

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Legalização de Empresas de Saúde: por onde começar?

Quando o assunto é abertura e legalização de empresa na área da saúde, algumas dúvidas surgem, como, por exemplo, quais são os licenciamentos necessários, estes são os mesmos de uma sociedade comum, as empresas de saúde demandam alguns licenciamentos específicos, além dos padrões que toda organização possui. Sendo assim, tal conjunto de documentos é executado após o registro e abertura da sociedade, objetivando a regularidade do seu funcionamento.

Vamos começar então, relatando quais licenciamentos a empresa de saúde requer e o que são eles.

Legalização de Empresas de Saúde

Licenciamentos

– Órgão de Classe;

– PGRSS (Plano Gerencial de Resíduos de Serviços de Saúde);

– Licença Ambiental;

– Alvará de Funcionamento;

– Vigilância Sanitária;

– Projeto Técnico;

– CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde;

– PRECEND (Programa de Recolhimento e Controle de Efluentes não Domésticos);

Órgão de Classe

É o registro dentro do órgão a qual sua organização pertence. Neste caso, estamos tratando do Conselho Nacional de Medicina (CRM). Ele é responsável por registrar os médicos e fiscalizá-los, disciplinando e julgando infrações éticas quando necessário.

Para realizar a inscrição de pessoa jurídica no órgão são necessários alguns documentos, sendo eles: o formulário de pré-inscrição, o contrato social da empresa, o alvará de funcionamento, a licença sanitária e o comprovante de inscrição do CNPJ.

PGRSS

O plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde tem a finalidade de saber o destino do lixo produzido em atendimentos à saúde humana. Este lixo requer um cuidado especial evitando consequências danosas, portanto, essa licença vai identificar o tipo de lixo gerado pela organização, a quantidade, como é realizada a rota e qual o destino dos resíduos.

Para proceder este documento é necessário formulário preenchido, contrato social, uma declaração do conselho profissional declarando quem é o responsável técnico e o(s) contrato(s) de prestação de serviços de coleta juntamente com a respectiva licença ambiental.

Licença Ambiental

A licença ambiental é um instrumento importante, uma vez que é por meio dela que se faz o controle necessário das atividades humanas que interferem no meio ambiente e no seu curso natural. Entretanto, se a sua empresa não for classificada como alto ou médio potencial poluidor degradador, ela estará isenta dessa licença e poderá solicitar o documento de dispensa.

Legalização de Empresas de Saúde

Alvará de Funcionamento

O alvará de funcionamento é o documento realizado junto a prefeitura da cidade que irá conceder a permissão para o funcionamento pleno das atividades pretendidas ao estabelecimento.

Esta certidão possui variedades de procedimentos, uma vez que cada município possui uma legislação diferente. Contudo, se tratando de Belo Horizonte, na maioria dos estabelecimentos o requerimento ocorre no site da prefeitura, e após o pagamento de uma taxa o alvará poderá ser emitido.

Alvará Sanitário

O alvará sanitário é a declaração emitida pela prefeitura autorizando o funcionamento da instituição verificando os padrões de controle sanitário.

Esse documento também possui variedades para realizar o procedimento nos diferentes municípios, entretanto, todos os estabelecimentos devem ter os mesmos pré-requisitos atendidos para serem aprovados na vistoria realizada pelo fiscal. Por exemplo: lixeiras identificando os tipos de lixo, água corrente nos consultórios, nenhum medicamento vencido nos armários, entre outros.

Projeto Técnico

As Pessoas Jurídicas que prestam serviços de saúde humana precisam aprovar um projeto técnico nos seguintes casos: construção nova, ampliação de área já existente e reformas. O protocolo do projeto será parte do processo de retirada do Alvará de Autorização Sanitária. Sendo que o projeto deve ser elaborado seguindo a RDC 50/2002 da Anvisa disponível aqui.

Legalização de Empresas de Saúde

CNES

O cadastro nacional de estabelecimento de saúde é um registro dos estabelecimentos que oferecem serviços à saúde, como diz o próprio nome. Através dele é possível saber quantas organizações o país possui, qual a
demanda que este serviço possui em cada cidade, possibilitando o controle do Ministério da Saúde e os repasses do governo as instituições.

PRECEND

O programa de recolhimento e controle de efluentes não domésticos é um projeto criado pela Copasa para destinar e tratar os efluentes não domésticos da maneira correta e responsável. Para obter esta licença é necessário entrar em contato com a Copasa e seguir as orientações

Consequências da Regularização

Logo após ter conhecimento das licenças que a sua empresa deverá possuir é importante ressaltar que a falta delas e a irregularidade da sociedade poderá gerar multas ou até o fechamento do estabelecimento. Entretanto, ao obtê-las, sua organização regularizada permitirá manter o seu CNPJ regular, um melhor
relacionamento com seus fornecedores, mais crédito disponível no mercado, economia de impostos e melhor controle financeiro.

Posto isso, a melhor estratégia para manter o seu negócio regular e em boas mãos é contando uma empresa que possui especialidade no setor, uma contabilidade com domínio na área da saúde que poderá fornecer um serviço de excelência, como a Contadr.

Entre em contato para ter em mãos uma empresa livre de riscos e com benefícios.


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Resumindo

Quais documentos preciso para Licenciar minha Clínica?

  • Órgão de Classe;
  • PGRSS;
  • Licença Ambiental;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Vigilância Sanitária;
  • Projeto Técnico;
  • CNES;
  • PRECEND

Quanto tempo leva para Licenciar minha Clínica?

Depende! Isso varia entre Município, Estado, Tamanho da Clínica, se terá dispensa de documentações, se deverá refazer documentações e outras variáveis mais.

Vale a pena fazer o Licenciamento por conta própria?

Não. O Licenciamento é um dos processos mais complicados feitos por um Escritório de Contabilidade. O ideal é fazer com um contador e, de preferência, especializado na sua área.

Sobre a Autora:

Letícia Cioglia

Graduada em Ciências Contábeis e estagiária de regularização na ContaDR.

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