Você reconhece a importância da gestão contábil para dentistas?
Muitos profissionais, especialmente aqueles que estão começando a carreira, acabam negligenciando essa atividade importante devido ao excesso de outras atribuições, o que é um problema.
Ter um consultório odontológico exige dinamismo e envolvimento com tarefas diversas, tais como organização do espaço, controle de agenda e atendimento ao paciente, e isso pode ser um tanto quanto desafiador.
Entretanto, o que este artigo propõe é orientar você, profissional dentista, sobre o papel da gestão contábil na rotina do seu negócio, e mostrar como é possível executá-la.
Prepare o bloco de notas e caneta para registrar tudo o que for importante ao seu consultório. Boa leitura!
O que é gestão contábil?
A gestão contábil é o procedimento responsável por coordenar as atividades fiscais e tributárias nas empresas.
Esse serviço assume a execução de cálculo de impostos, monitora que legislação esteja sendo cumprida e assegura o controle financeiro do negócio.
A gestão contábil também pode garantir o cuidado da análise de regime tributário, controle dos valores de receitas, despesas e lucro, além da escrituração de imóveis.
Essa atividade é parte da contabilidade e utiliza ferramentas que captam os dados financeiros e de patrimônio da empresa a fim de elaborar relatórios e documentos com informações que determinem as tomadas de decisões do negócio.
Como funciona a gestão contábil para dentistas?

A gestão contábil para dentistas se propõe a assegurar que o gerenciamento de taxas, tributos, guias, recursos e investimentos ocorra da forma mais precisa e lucrativa para o consultório.
Enquanto você, dentista, está focado em cuidar dos seus pacientes e aplicar todo seu conhecimento acadêmico, a gestão contábil controla a burocracia financeira e tributária do consultório, permitindo que você esteja em dia com a legislação vigente.
Existem algumas atividades que podem ser desempenhadas pela gestão contábil para dentistas, tais como:
- abertura de empresa;
- definição do regime tributário do consultório;
- definição do tipo empresarial que melhor identifica o negócio;
- liberação de documentos, licenciamentos e alvarás;
- controle de fluxo de caixa;
- balanço patrimonial;
- planejamento contábil;
- declaração do imposto de renda.
Vamos entender cada uma delas a seguir.
Abertura de empresa
Abrir uma empresa é um tanto quanto desafiador.
São processos burocráticos que exigem tempo e conhecimento de práticas contábeis.
Entre os passos de abertura podemos destacar o registro na junta comercial, inscrição municipal, criação do contrato social, licenciamentos, alvarás, entre outros.
Definição do regime tributário do consultório
O regime tributário é um sistema que determina como serão cobrados os impostos de cada CNPJ, de acordo com valor de arrecadação do consultório.
No Brasil os mais comuns para clínicas e consultórios são: Simples Nacional e Lucro Presumido. Sendo que dentro deles ainda subdividem como Simples Nacional Anexo III ou Anexo V e Lucro Presumido Equiparado a Hospital, ISS uniprofissional ou normal.
Definição do tipo empresarial que melhor identifica o negócio
Definir o tipo empresarial é importantíssimo, afinal é ele quem ditará os parâmetros de gestão do seu negócio.
São exemplos de tipo empresarial:
- MEI (Micro Empreendedor Individual)(Impeditivo para dentistas);
- Empresário Individual;(Impeditivo para dentistas)
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima;
- Sociedade Limitada Unipessoal.
Liberação de documentos e alvarás
Faz parte da gestão contábil garantir a liberação dos documentos e alvarás necessários para a regularização do negócio.
Por exemplo:
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Contrato Social;
- ;
- Inscrição e Municipal;
- Alvará de funcionamento;
- Orientação do Alvará do Corpo de Bombeiros;
- Alvará da vigilância sanitária;
- Licença ambiental;
- Cadastro na Previdência Social;
- CNES;
- PGRSS
- Demais documentos legais.
Controle de fluxo de caixa
Faz parte das atribuições da gestão contábil garantir o bom controle do fluxo de caixa, de forma que as movimentações financeiras do consultório possam estar de acordo com o modelo de negócios adotado, evitando assim penalizações dos órgãos de regulamentação.
Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial funciona como uma demonstração contábil.
Ele é um documento que expõe a posição patrimonial e financeira do consultório de forma qualitativa e quantitativa durante um determinado período.
O balanço é importante para, além de estar em dia com o Código Civil, oferecer também ao empreendedor mais clareza e transparência sobre as condições financeiras do seu empreendimento, permitindo assim um gerenciamento qualificado.
Planejamento contábil
O planejamento contábil é uma medida administrativa que visa elaborar, executar e acompanhar a gestão financeira do negócio.
Esta é uma atividade importante para qualquer tipo de empresa que deseje manter-se sólido, competitivo e escalável, e para o consultório odontológico não seria diferente.
De forma prática, o planejamento contábil possibilita que movimentos como análise de projeções, gestão de despesas e novos investimentos sejam executados com respaldo nos dados e informações reais a respeito do consultório.
Isso garante mais previsibilidade, agilidade de intervenção e efetividade das ações práticas.
Declaração do Imposto de Renda
O imposto de renda é um tributo federal, como o próprio nome já diz, sobre a sua renda. De forma mais clara, ele é aplicado sobre o quanto você ganha.
Anualmente, a Receita Federal solicita que os contribuintes façam a declaração de seus ganhos e gastos, para que seja evidenciado se o que você pagou de imposto realmente é compatível com a sua renda.
Em alguns casos, há restituição de valores excedidos. Em outros, necessidade de quitação.
A declaração engloba uma série de demonstrativos que podem acabar comprometendo o tempo do empreendedor, por isso ter um profissional contábil pode tornar esse processo mais ágil e eficiente.
Quais as vantagens da gestão contábil para dentistas?

Diante de tanta burocracia resolvida e processos bem gerenciados, seu negócio pode obter uma série de vantagens com a gestão contábil para dentistas.
Veja abaixo!
1. Promove a separação de gastos da clínica com gastos pessoais
Talvez este seja um dos melhores impactos da gestão contábil.
Muitos empreendedores caem no erro de misturar suas contas pessoais com os gastos do negócio.
Isso provoca uma bagunça na gestão financeira, impacta os rendimentos e ainda expõe a imaturidade do negócio.
2. Organiza e controla pagamentos necessários para o funcionamento legal do negócio
Guias, taxas, tributos, impostos, a gente vive tendo que gerenciar esses pagamentos para estarmos em dia com os órgãos de fiscalização.
Deixar de quitar essas contas pode representar um risco grande de penalizações e os atrasos acarretarem juros excedentes.
Ter uma boa gestão contábil garante a previsibilidade desses custos e a precisão no pagamento.
3. Torna as decisões de gestão mais precisas
Todo empreendedor, independente do segmento que atua, é um gestor de decisões.
E decisões impactam o momento e o futuro do negócio. Decisões erradas acarretam diversos impactos negativos, o que pode ser evitado tendo uma gestão contábil ao seu favor.
4. Oferece uma visão estratégia do controle financeiro do consultório
O controle financeiro é essencial para garantir a sustentabilidade do negócio.
Ter uma visão estratégica no pagamento de dívidas e novos investimentos faz com que o processo de desenvolvimento do projeto empresarial ocorra de forma mais assertiva e rápida.
5. Mantém sua situação fiscal em dia
Estar com a sua situação fiscal em dia garante que você tenha condições de gerenciar seu consultório sem restrições de investimento e recebimento de pagamentos.
Emissão de notas, empréstimos e consultas de crédito acabam sendo comprometidas em caso de pendências fiscais.
6. Ajuda a precificar seus serviços odontológicos
Você sabe o porquê cobra o que cobra pelos seus serviços? Será que seu negócio é realmente sustentável? Qual a projeção para começar a lucrar após o início do empreendimento? Essas são respostas que a gestão contábil é capaz de responder.
Tendo noção de todos os seus gastos e recebimentos, somado ao plano de negócio do seu consultório, você será capaz de assegurar uma tabela de preços que faça sentido para o sucesso do seu investimento.
7. Torna seu negócio mais preparado para o futuro
A gestão contábil amadurece o gerenciamento do negócio.
Devido a série de procedimentos que ela exige, o empreendedor acaba assumindo um compromisso de fortalecimento das estruturas da clínica odontológica, a fim de garantir que ela esteja viva e lucrativa no futuro.
8. Dá autonomia para se preocupar com o que realmente sabe fazer
Com a gestão contábil do seu consultório em dia, você tem liberdade e autonomia para conduzir outras atividades importantes do dia a dia da sua profissão.
Isso representa mais efetividade no que de fato você se preparou para ser.
9. Demonstra a maturidade do negócio
Ter uma gestão contábil qualificada comprova que seu negócio não é negligente nem mesmo desleixado com o que é importante para sinalizar o gerenciamento e a maturidade do seu empreendimento.
10. Previne despesas e prejuízos indesejados
Livre-se das surpresas indesejáveis, especialmente aquelas que envolvem dinheiro.
A gestão contábil para dentistas assegura previsibilidade e mantém em dia todas as suas responsabilidades fiscais e tributárias.
Quais as melhores práticas de gestão contábil para dentistas?

Ainda que a gestão contábil seja conduzida por um profissional especializado, o dentista terá algumas práticas a cumprir a fim de garantir que o controle da atividade contábil da clínica esteja dentro das normas exigidas.
São elas:
- familiarizar-se com a contabilidade;
- estar próximo do contador;
- se preocupar com a organização contábil do consultório;
- não misturar finanças pessoais com as finanças do consultório;
- registrar as entradas e saídas financeiras;
- aprender a diferenciar os custos fixos dos custos variáveis;
- criar um plano de investimentos;
- se atentar à possíveis mudanças na legislação;
- estar em dia com a Receita Federal;
- manter as rotinas em dia, dentro das regras contábeis e fiscais.
Entenda cada uma delas:
Familiarize-se com a contabilidade
Ter familiaridade com os conceitos e atribuições da contabilidade é de suma importância para que você, dentista empreendedor, reconheça a importância de cada medida necessária, mesmo que burocrática.
Esteja próximo do seu contador
Estar próximo do profissional da contabilidade que lhe atende é fundamental para que exista um alinhamento de propósitos, disponibilidade de atendimento e contribuição mútua na gestão contábil do seu consultório.
Se importe com a organização contábil do seu consultório
Se importar é realmente entender e atender a todas as solicitações necessárias do seu contador, jamais diminuindo a importância daquela medida, afinal o maior interessado no sucesso do seu negócio deve ser você.
Não misture finanças pessoais com o caixa do negócio
Diferencie o caixa da sua clínica odontológica ao seu caixa pessoal.
Isso é mais do que importante, é indispensável para a devida transparência e organização dos fluxos de despesas e receitas que movimentam o seu consultório.
Registre todas as entradas e saídas financeiras
Você é quem estará por dentro das entradas e saídas financeiras da sua clínica de odontologia, por isso esteja com esses dados sempre anotados para não deixar passar nenhuma movimentação que possa influenciar o resultado final da sua gestão contábil.
Aprenda a diferenciar custos fixos e variáveis
Ter conhecimento do que é custo fixo e variável vai possibilitar uma melhor compreensão sobre o que é possível investir ou economizar em suas despesas mensais, assim você entende qual é o orçamento necessário para manutenção do consultório e quais são os recursos que serão utilizados de forma esporádica.
Tenha um plano de investimentos
Planejar os investimentos que você fará no seu consultório a curto, médio e longo prazo, vai permitir que a sua gestão contábil tenha previsibilidade para preparar seu financeiro e garantir que nenhum imprevisto ocorra, comprometendo a efetividade do seu investimento.
Esteja atento às mudanças na legislação
Estar por dentro das leis que podem influenciar a gestão contábil do seu consultório é importante para que você adeque o que for necessário em tempo de estar sempre em dia com o município, estado ou com a União.
Esteja em dia com a Receita Federal
Faça do Leão o seu melhor amigo, caso não queira ter dor de cabeça para estar à frente da gestão do seu consultório.
Estar em dia com a Receita Federal garante ao empreendedor autonomia e total liberdade para os investimentos e movimentações desejados ao negócio.
Não abra mão do que é certo a ser feito
Em hipótese alguma tente burlar as regras da contabilidade.
Sabemos que existem muitos profissionais que fazem isso, mas não se associam a esse perfil de empreendedor.
Saiba que a burocracia e os tributos contábeis, mesmo que questionáveis, são a única forma de manter seu negócio legalizado e livre de penalizações futuras.
Quais os documentos indispensáveis na gestão contábil para dentistas?

Veja só quais são os principais documentos necessários para a precisão da gestão contábil para dentistas:
- notas fiscais: registram suas entradas e saídas financeiras, especificando o investimento, o fornecedor e a data de aplicação do recurso;
- alvarás: autenticam que seu consultório está de acordo com as normas de segurança para seus pacientes;
- guias de taxas e tributos: regulamentam o status contábil e fiscal do seu negócio, liquidando dívidas com os entes públicos e órgãos fiscalizadores;
- declaração de Pessoa Jurídica: é como a identidade da natureza jurídica do seu consultório, assegurando o status ativo do consultório;
- extratos bancários: reúnem todas as transações financeiras realizadas por meio de agências bancárias, cada vez mais comum devido a diminuição do uso de cédulas de dinheiro;
- comprovante de pagamentos: declaram os seus pagamentos permitindo a transparência e precisão do fluxo de caixa;
- livro-caixa: registra todas as movimentações de caixa do seu consultório, documentando as entradas e saídas para análise contábil.
Por que ter um profissional especializado na gestão contábil do consultório?
Provavelmente, você chegou ao final deste artigo reconhecendo a importância e complexidade da gestão contábil para seu consultório.
Para isso, é preciso também considerar que sozinho dificilmente você conseguirá cumprir todas essas atribuições, devido às suas próprias responsabilidades como especialista odontológico.
Sendo assim, ter um profissional da contabilidade lhe ajudando nesse importante processo de gerenciamento empresarial, será fundamental para que haja precisão e total eficiência da gestão contábil da sua clínica.
Com esse profissional você terá autonomia para cumprir aquilo que de fato lhe interessa, que é o cuidado e atenção especializada aos seus pacientes.
A gestão contábil para dentistas é o caminho para que seu consultório esteja em dias com as burocracias, sem prejudicar a qualidade do seu atendimento.
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O vale-transporte é um dos direitos mais conhecidos e antigos dos trabalhadores, mas nem todos sabem ao certo como ele funciona. Muitas empresas e colaboradores ainda têm dúvidas sobre o assunto no dia a dia, o que pode trazer complicações. É por isso que nós vamos esclarecer alguns pontos no post de hoje!
O que a lei diz sobre o vale-transporte?
O vale-transporte é um benefício garantido pela CLT que consiste no adiantamento feito pelo empregador para custear o deslocamento do funcionário de casa para o trabalho e vice-versa.
Tudo começou com a Lei 7.418, de 1985, que instituiu essa ferramenta (sem obrigatoriedade). Foi decretada pelo presidente José Sarney com o intuito de garantir que houvesse trabalhadores em todos os setores do país.
Porém, em 1987, com a alta inflação da época, as empresas passaram a ter obrigatoriedade de conceder o benefício com a Lei de N° 7.619. O benefício serviu para cobrir a lacuna econômica do país.
Dessa forma, é essa a lei que regulamenta o uso do vale e suas especificidades. Veja abaixo o que diz o art. 4º da lei 7.418:
A concessão do benefício ora instituído implica a aquisição pelo empregador dos Vales-Transporte necessários aos deslocamentos do trabalhador no percurso residência-trabalho e vice-versa, no serviço de transporte que melhor se adequar.
Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre o que a lei permite e como ela funciona. Separamos algumas questões principais que podem surgir sobre a lei nas organizações. Confira a seguir:
Quem tem direito ao vale-transporte?
Todo funcionário sob o regime da CLT tem direito ao vale. Isso inclui trabalhadores temporários e empregados domésticos, por exemplo. Se for da vontade do contratado, o empregador tem a obrigação de oferecer o benefício.
Porém, existem alguns casos que anulam o direito ao benefício. Veja quais são:
- Quando a empresa disponibiliza algum meio de transporte particular para o translado integral do colaborador. Caso o transporte da empresa não cubra a distância integral entre o trabalho e a residência do funcionário, no entanto, ela deve fornecer o vale para complementar o trajeto;
- Quando o colaborador não utiliza nenhum meio de transporte público para ir ao trabalho, realizando o percurso de outras formas como: veículo automotor, motocicletas, bicicletas, ou à pé. Nesse caso, o profissional deve relatar por escrito ao departamento pessoal que não utiliza nenhum transporte para se deslocar a empresa. Isso evitará possíveis problemas trabalhistas;
- Em casos de estágios obrigatórios. Segundo a Lei 11.788/2088 (Lei do estágio), os que são de categoria obrigatória tornam o pagamento do VT facultativo, onde a organização deve escolher oferecer ou não. Apenas em estágios não obrigatórios a empresa deve pagar o benefício.
Quem deve pagar pelo vale-transporte?
Segundo a lei, para pagar pelo vale-transporte, o empregador pode descontar até 6% do salário fixo do empregado. Veja o que diz o Parágrafo único do art. 4º:
O empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico.
Caso o valor necessário para pagar o transporte seja maior que essa porcentagem, o contratante tem a obrigação de complementar a quantia sem afetar o funcionário. Se o valor for menor que 6%, deve-se descontar do salário fixo apenas a quantia necessária para as passagens.
Vale lembrar que esse desconto só pode ser feito no salário fixo. Ou seja, comissões, bônus e outras variáveis não podem ser afetados pelo vale.
Como o vale-transporte é pago?
Segundo o artigo 5° do Decreto 95.247/87, o valor não deve ser pago em dinheiro, a não ser que haja falta ou insuficiência no estoque de vales. Contudo, o pagamento em dinheiro é permitido se for previsto em uma convenção ou um acordo coletivo.
Há uma exceção para essa regra: empregados domésticos podem receber o vale em dinheiro. Nos demais casos, os funcionários recebem um bilhete que deve ser recarregado mensalmente, mas que não precisa ser sempre na mesma data.
Como o vale-transporte deve ser utilizado?
O vale pode ser usado para transporte urbano, intermunicipal ou até interestadual. Em qualquer um desses casos, no entanto, só podem ser utilizados meios de transporte coletivo públicos, não incluindo táxis, vans, aplicativos de transporte, entre outros.
É possível trocar o vale-transporte por outro benefício?
Não. O vale só pode ser utilizado para se deslocar de casa para o trabalho e vice-versa, não podendo ser vendido, emprestado ou trocado por outro benefício. Qualquer uma dessas infrações é motivo de dispensa por justa causa. Por isso, é importante que o funcionário leve a sério suas obrigações.
Algumas empresas oferecem vale combustível para quem vai trabalhar de carro, mas esses são benefícios diferentes e não podem ser confundidos. E como dito anteriormente, quem recebe vale combustível ou qualquer outro meio particular de transporte, que não é uma obrigação da empresa, deve abdicar do vale-transporte.
Existe distância mínima ou máxima para ganhar o vale-transporte?
Por fim, vale responder a essa dúvida. Não, a lei não se manifesta a respeito da distância para fornecer o vale, deixando ao empregador a obrigação de oferecê-lo.
Quais são as boas práticas do uso do vale-transporte?
Antes de tudo, é preciso conscientizar o funcionário sobre a importância do vale-transporte. De fato, é essencial o entendimento de que é um benefício que, embora seja uma obrigação imposta ao empregador, precisa ser cuidado como tal.
Portanto, é interessante que a empresa oriente o quadro de funcionários sobre o melhor uso do vale-transporte. Confira algumas dicas a seguir!
Usar conscientemente
Conscientize os funcionários sobre a necessidade de uso do vale-transporte para a finalidade a que ele se destina. Para tanto, ele deve controlar o saldo do cartão referente ao benefício e evitar utilizá-lo em outras necessidades que não sejam de deslocamento para o trabalho.
Também é importante esclarecer que o uso do vale-transporte por terceiros significará um prejuízo para ele mesmo, com o qual ele deverá arcar. Portanto, essa situação deve ser evitada ao máximo.
Comunicar perda ou roubo
Em caso de perda ou de roubo do cartão de vale-transporte, o colaborador deve comunicar imediatamente para que o bloqueio seja efetivado e outro cartão seja providenciado. Se essa providência não for tomada em tempo hábil, o próprio funcionário poderá sair prejudicado, caso o cartão seja utilizado por outra pessoa.
Evitar perda ou roubo
Para evitar que situações assim aconteçam, é preciso alertar os funcionários para eles terem o máximo de cuidado com o cartão, que deve ser tratado como documento importante e guardado de maneira segura.
Devolução do cartão
Se o empregado for desligado da empresa, ele deve efetuar a devolução do cartão para que o documento seja descadastrado ou transferido para outro usuário do vale-transporte.
Leia também: Gestão de Pessoas para Clínicas e Consultórios.
Sobre a Autora:
Adriana FrançaAdriana França
Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde
Linkedin [email protected]
Marketing Digital para a área da Saúde é um tema que gera bastante polêmica. “Saúde é comércio?”, “Médicos e dentistas podem divulgar fotos de pacientes?”, “Minha Clínica pode ter um perfil no Instagram?”. Esses são alguns exemplos de dúvidas que os profissionais da saúde têm quando o assunto é marketing e internet.
Mas, com o mercado cada vez mais disputado, médicos e dentistas que não divulgam os seus serviços na internet perdem espaço para a concorrência, pois contar apenas com a propaganda “boca a boca” não é o suficiente. Afinal, as redes sociais e o Google são as principais fontes de pesquisa hoje em dia.
Por isso, fizemos um pequeno manual de boas práticas para você entrar, sem medo, no mundo do Marketing Digital! Continue a leitura e coloque as dicas em prática hoje mesmo!
Médicos e Dentistas precisam ter presença online?
Como dito antes, boa parte das pesquisas e compartilhamento de informações está em ambiente online. Pense, por exemplo, na sua rotina: como você acessa as notícias diárias? Instagram, sites de notícias, YouTube ou WhatsApp. Talvez, essa será a resposta da maioria dos leitores desse texto, pois essas são ferramentas de uso diário para a maioria das pessoas.
Quando o assunto é saúde ou estética, não é diferente. Com certeza, você, que é Médico ou Dentista, já atendeu muitos pacientes que consultaram o Dr. Google antes de chegar ao seu consultório.
Esse é um exemplo de como a mudança no hábito das pessoas reflete no consumo de informações sobre saúde. Em qualquer segmento de mercado, a internet é uma das principais fontes para procura de informações sobre empresas, serviços e produtos. Por esse motivo, é importante que clínicas e consultórios estejam presentes também no mundo digital.
Mas nós sabemos que não é fácil construir e consolidar a identidade de uma empresa em um ambiente online. Por isso, preparamos dicas fundamentais para você criar mais um canal de interação com seus pacientes. Continue a leitura.
Como fazer Marketing Digital na área da Saúde
Saúde e bem-estar são bens preciosos e não devem ser tratados como mercadoria. Isso é fato. Mas o Marketing não se resume a vendas. Apesar de a venda ser uma consequência de um trabalho bem realizado, ela não é o único objetivo ou foco do Marketing Digital.
Você pode, por exemplo, utilizar as plataformas digitais para criar uma comunidade para troca de informações e experiências. Ou seja, o objetivo é se aproximar dos pacientes, fortalecer a marca, criar autoridade e ser referência em determinado assunto.
Nesse sentido, durante a pandemia, os profissionais da saúde intensificaram sua presença online. Mas existem muitas dúvidas sobre o que é permitido ou não no Marketing Digital para a Saúde.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o de Odontologia (CFO) possuem diretrizes para a divulgação nesse ambiente. Médicos não podem divulgar endereço e telefone de consultório ou clínica. Também não podem expor pacientes, mesmo que por eles autorizado, divulgar método ou técnica que não tem comprovação científica e anunciar técnicas exclusivas. Confira o manual completo do CFM.
Já os dentistas, podem divulgar os canais de contato, porém é proibido divulgar preço dos procedimentos, promoções, oferecer descontos, brindes ou gratuidade de serviços.
Assim, Médicos e Dentistas podem falar sobre técnicas e procedimentos das áreas em que possuem especialidade. Com isso, ajudam a propagar informações de caráter educativo, informativo e que promovam saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Para isso, existe uma gama enorme de plataformas com possibilidade de criação de conteúdo em diversos formatos. A principal dica que podemos compartilhar é: experimente as ferramentas, faça testes e produza conteúdo original. Mas lembre-se de utilizar uma linguagem acessível a diferentes públicos. Além disso, nada de sensacionalismo ou promessas de soluções milagrosas!
Leia também: 6 Plataformas de Telemedicina.
3 dicas para o sucesso no Marketing Digital para a Saúde
Existem três itens fundamentais para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital para a Saúde:
Site
O site é sinônimo de credibilidade e garantia de independência, pois você não estará sujeito a políticas de outras plataformas. Ou seja, você tem um ambiente seguro para disponibilizar o seu conteúdo de forma permanente e duradoura, o que não ocorre no Instagram e no Facebook, ferramentas que podem até deixar de existir, como aconteceu com o Orkut.
Se você possui um site ou blog, você não corre o risco de dedicar tempo e recursos financeiros para a produção de conteúdos que podem ser apagados. Além disso, o site é pré-requisito para quem deseja investir no Google Ads, a plataforma de publicidade do Google.
Conteúdo
No mundo do Marketing dizemos que conteúdo é REI! Independentemente do seu objetivo com o Marketing Digital para a Saúde, o conteúdo é a base de uma estratégia de sucesso. Mas o conteúdo deve ser de qualidade e produzido para o público certo. Por isso, não perca tempo replicando os temas que circulam pelas redes sociais. Pesquise com seus pacientes, funcionários e amigos o que eles gostariam de ver nas redes sociais do seu consultório ou clínica, assim você terá ideias originais para trabalhar.
E vale lembrar mais uma vez: adapte a linguagem ao seu público!
Dica: Marketing Digital – como começar?
Planejamento
Com uma rotina corrida, é difícil parar diariamente para as postagens nas redes sociais. Mas a frequência das publicações é muito importante para manter a interação com o público. Por isso, invista no planejamento. Você pode, por exemplo, separar um dia do mês para a produção do conteúdo e já deixar tudo programado.
Mas, se precisar de ajuda profissional, temos uma agência parceira que é especializada em Marketing Digital e Gestão de tráfego. Clique aqui e conheça a Verticis.
Resumindo
Profissionais da saúde podem fazer Marketing?
Claro! Todo profissional pode, e deve, fazer um marketing pessoal e profissional. Isso atrai mais clientes e visibilidade. Sendo que, no caso da medicina e odonto, é importante notar os limites impostos pelo CFM/CFO.
O que é mais importante no Marketing para Saúde?
O primeiro passo e mais importante é saber com quem se fala. Quem é seu paciente? Quais suas características? Montar uma Persona pra isso é ideal!
Posso terceirizar meu Marketing?
Nós achamos que isso é perfeito! Médicos e dentistas estudam para fazer procedimentos nas pessoas, não para se preocuparem com burocracias ou mesmo marketing. Ter uma agência parceira facilita muito sua vida.
Sobre a Autora:
Ana Elisa Siqueira
Analista de Marketing e Customer Success na Verticis

São tantos termos e siglas que, às vezes, pode ser difícil entender o que é de fato necessário. Por outro lado, é super importante saber que o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) é crucial para o funcionamento da sua clínica ou do seu consultório.
Apesar do nome complicado, o Cadastro Nacional nasce com a intenção de facilitar a rotina de quem administra o segmento de saúde. Isso porque é indispensável usar esse documento para várias atividades das empresas de saúde.
O CNES é uma sigla importante para quem possui uma clínica médica ou quer abrir um consultório próprio. Já que o programa mantém todos os dados das unidades de saúde do Brasil organizados e unificados em um só lugar.
Para que serve o CNES?
Primeiramente, como dissemos, CNES é a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Então, ele reúne dados sobre as equipes, profissionais e unidades de saúde, infraestrutura, leitos disponíveis, tipo de atendimento prestado, entre outros.
Em segundo lugar, através desse Cadastro, o Ministério da Saúde toma ciência dos consultórios, clínicas e hospitais presentes no território brasileiro. Sendo assim, os dados permitem a gestão dos serviços de saúde disponíveis para a população, servindo como base, por exemplo, para a avaliação de locais que precisam de mais leitos hospitalares.
E uma informação muito importante em situações de pandemia, é que ele auxilia na vacinação em massa de profissionais de saúde.
O que é um estabelecimento de saúde?
De início vamos explicar o que é um estabelecimento de saúde. Então, trata-se de qualquer instituição que ofereça algum serviço médico-hospitalar ou terapêutico, que busque o bem-estar das pessoas e tenha um responsável técnico.
Ou seja, nessa categoria entram: hospitais, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, de fisioterapia, fonoaudiólogia, acupuntura, farmácias e drogarias, entre outros.
Quais são as finalidades do CNES?
A legislação que regulamenta o CNES é a Portaria GM/MS n° 1.646/2015 que diz que todos os estabelecimentos de saúde do país devem ter esse registro, seja qual for sua natureza ou se fazem parte ou não do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme a portaria, as finalidades do CNES são as seguintes:
- cadastrar e atualizar os dados sobre estabelecimentos de saúde e suas dimensões, como recursos físicos, trabalhadores e serviços;
- dispor de informações dos estabelecimentos de saúde para outros sistemas de informação;
- ofertar para a sociedade a disponibilidade de serviços nos territórios, formas de acesso e funcionamento;
- fornecer dados que apoiem a tomada de decisão, o planejamento, a prorrogação e o conhecimento pelos gestores, pesquisadores, trabalhadores e sociedade em geral acerca da organização, existência e disponibilidade de serviços, força de trabalho e capacidade instalada dos estabelecimentos de saúde e territórios.
Como o CNES foi criado?
O CNES entrou em vigor em dezembro de 2000, após consulta pública. Profissionais e gestores da saúde deram diversas sugestões para a Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Portanto, ela é a responsável pelo CNES e editou a Portaria MS/SAS n°511/2000, que transformou em norma os requisitos para cadastrar hospitais, clínicas e consultórios médicos no Brasil.
O CNES foi criado devido a uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). Nela, viram vários erros nos repasses feitos pelo Ministério da Saúde e informações cadastradas em outro local. No caso, o programa de salvamento de dados chamava Sistema de Internações Hospitalares (SIH) e Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA).
Assim, ao analisar as evidências, um antigo pleito de profissionais do SUS se uniu com profissionais da saúde privada, criando o CNES. E, dessa forma, nasceram as regras de cadastro para unificar dados mais detalhados, que mostram um cenário mais real da saúde no país, nos estados e nos municípios.
O que tem no CNES?
No CNES, você encontra desde os dados mais básicos, até os mais complexos. Como: nome, endereço, localização, instalações físicas, equipamentos e gestor responsável.
No cadastro, é preciso informar as categorias de atendimento oferecido, por exemplo: ambulatório, exames, internação, serviços especializados e de apoio. Além de haver espaços para a equipe, como registro na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), carga horária, etc.
O cadastro é obrigatório?
É bom entender que o CNES serve para identificar e acompanhar todo o sistema de saúde brasileiro. Assim, é obrigatório para prestadores de serviços de saúde.
Sendo assim, empresas que não constam no cadastro atuam de forma irregular e não podem receber pagamentos ligados ao SUS ou a planos de saúde.
Por isso, é essencial preencher os dados da forma correta, atualizar os registros a cada mês, ou sempre que houver mudanças quanto à estrutura, funcionamento e pessoal.
Quem precisa de CNES?
Consultórios em geral (como de médicos e dentistas), clínicas de saúde, policlínicas e hospitais (seja hospital-dia, seja especializado), serviços de fisioterapia, acupuntura e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).
Além disso, ambulatórios localizados em empresas, escolas e clubes também devem obter seu número de CNES. Lembrando que o CNES é destinado apenas aos estabelecimentos de saúde, enquanto profissionais da saúde possuem o Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Como fazer o cadastro?
Na hora de fazer o cadastro no Sistema, o gestor precisa incluir todos os detalhes sobre a estrutura e o corpo operacional do seu estabelecimento de saúde. Todos os equipamentos devem ter cadastro, bem como os profissionais de cada área em exercício. Ao todo, são 15 fichas diferentes, que representam cada tipo de serviço ou setor.
Mesmo que um médico atenda em mais de um estabelecimento, ele deve ter cadastro em cada um deles. Na ficha do profissional, deve conter informações como:
- nome completo;
- CPF e RG;
- escolaridade;
- CBO;
- registro no conselho de classe, entre outros.
Nas fichas de cadastro das instituições, é preciso constar dados como:
- nome e razão social;
- endereço;
- tipo de atendimento prestado (ambulatório, internação, etc.);
- gestor responsável;
- serviços especializados (neurologia, fisioterapia, etc.);
- descrição dos profissionais (quem atende pelo SUS ou não, carga horária, CBO, etc.);
- formação de equipes;
- responsável técnico;
- serviços de apoio, como serviço social, lavanderia e cozinha;
- capacidade instalada (quantidade de leitos, salas de espera e de exame, atendimentos, etc.);
- quantidade e tipo de equipamentos (radiografia, tomografia, ressonância, etc.);
- cooperativas e sindicatos filiados.
Por que manter o Cadastro atualizado?
Além das funções citadas, o cadastro é importante para que os estabelecimentos possam filiar-se ao SUS e conveniar-se aos planos de saúde. Inclusive, eles só realizam os pagamentos para as instituições com o CNES em dia.
Atender vários planos de saúde pode ser muito importante para você, é bastante relevante para conquistar novos pacientes e aumentar a rentabilidade da clínica. Por isso, você tem mais um motivo para atualizar o CNES sempre.
Por fim, agora que você já sabe o que é o CNES e quais são seus objetivos, suas funcionalidades e sua importância, não deixe de regularizar o seu estabelecimento. Caso ainda não tenha o CNES, entre em contato conosco, somos uma contabilidade especializada em médicos e dentista, vamos te ajudar.
Leia também: Gestão de Pessoas para Clínicas e Consultórios
Resumindo
O que significa CNES?
Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde
Pra que serve o CNES?
O CNES serve para que o governo tenha documentado todos os estabelecimentos de saúde em região nacional. O que traz muitos benefícios para os proprietários desses estabelecimentos, como agilidade em vacinação quando há campanhas.
Como me cadastrar no CNES?
Você precisa disponibilizar os documentos básicos de um profissional de saúde, como CPF, conselho de classe, Comprovante de escolaridade e outros. Mas indicamos que terceirize esse cadastro com uma contabilidade especializada. Para que não incorra em erros e também para não precisar lidar com essas tarefas burocráticas.
Sobre a Autora:
Adriana França
Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde
[email protected]
Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano nas empresas. As técnicas de gestão de pessoas envolve motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa consequentemente).
Por isso é importante ter a gestão de pessoas como o norte do seu RH, pois promove ações que engajem e estimulem o progresso dos colaboradores, com isso, o retorno será redobrado em afinco e disposição para alcançar os melhores resultados. Inclusive, vale destacar que a gestão de pessoas é um dos maiores desafios dos empreendedores brasileiros.
E sem bons líderes a empresa não vai para frente. Então, como a gestão de pessoas pode ser aplicada e desenvolvida na empresa?
Neste artigo vamos abordar tudo sobre gestão de pessoas e destacar as melhores práticas de gestão de pessoas para o seu consultório ou clínica.
O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é um conjunto de práticas e metodologias aplicadas com o objetivo de administrar o comportamento dos colaboradores. Para isso são aplicadas técnicas que permitem o desenvolvimento do capital humano (colaboradores) da sua empresa.
Uma gestão de pessoas eficiente garante que sua organização tenha condições de oferecer aos seus clientes um atendimento mais personalizado e eficiente.
Isso porque os colaboradores permanecem mais engajados e comprometidos com o negócio.
A adoção de boas práticas de gestão de pessoas garante a satisfação dos seus colaboradores e a otimização da produtividade, o que, consequentemente, resulta no crescimento saudável da empresa.
Como surgiu a gestão de pessoas?
Os primeiros departamentos pessoais começaram a surgir a partir do século XIX. Suas principais responsabilidades eram mensurar os custos das empresa e pouco se falava sobre produtividade.
Os funcionários eram vistos apenas como um ativo contábil da empresa.
Com a criação da CLT, entre as décadas de 30 e 50, surgiu a preocupação das empresas seguirem as leis trabalhistas e designar um responsável para acompanhar os trabalhadores dentro destas regras. Futuramente conhecido como gerente de RH.
Ao longo dos anos o RH foi evoluindo, mas foi a partir da década de 70 que o Departamento Pessoal passou a focar nas pessoas. E o que antes era apenas operacional e burocrático, passou a ser humanizado. Foram criados os primeiros planejamentos estratégicos para reter talentos e manter funcionários motivados.
Qual a importância da gestão de pessoas nas organizações?
Empresas são formadas por pessoas, por isso, elas são os ativos mais valiosos de uma organização. Sem funcionários motivados, a empresa corre o risco de perder bons talentos e ter uma alta rotatividade, gerando um clima organizacional ruim, afetando a produtividade e performance dos profissionais.
O tempo em que os benefícios financeiros eram o maior atrativo para despertar o interesse das pessoas acabou. Hoje em dia, elas querem ter uma visão clara das possibilidades de crescimento, querem ser ouvidas e valorizadas, querem ter mais liberdade de escolhas.
É aí que entram as estratégias de gestão de pessoas. Para que os gestores possam identificar o grau de motivação da sua equipe e como extrair os melhores resultados. É uma relação em que todos ganham.
Como aplicar a gestão de pessoas na empresa?
O planejamento é a chave para uma boa gestão de pessoas na empresa. Começando pelo objetivo da gestão de pessoas: agregar o bem-estar, a produtividade e o desenvolvimento dos seus recursos humanos.
Esse é o norte que devemos seguir ao longo de toda a implementação e manutenção do projeto.
Vale ressaltar que a gestão de pessoas pode ser um trabalho em conjunto da liderança da empresa com o RH, caso não tenha profissionais de RH (o que é recomendado), você pode assumir este papel. Os líderes são responsáveis pelo gerenciamento da sua equipe, sendo o RH o departamento fundamental para que as atividades definidas no planejamento sejam aplicadas e monitoradas, como a contratação de novos funcionários, avaliação de desempenho, desenvolvimento e treinamento, realocação, promoções e gerenciamento de crises.
Quais são os pilares da gestão de pessoas?
A gestão de pessoas envolve uma série de ações focadas em aumentar o bem-estar do funcionário e melhorar o ambiente de trabalho, mas para criar uma metodologia de gestão de pessoas eficaz é preciso considerar cinco pilares principais. Confira:

Os 5 pilares da Gestão de Pessoas
1º Pilar: Motivação
O ponto inicial de uma boa gestão de pessoas é a motivação. Ela é o motor que move os funcionários a darem o melhor de si constantemente.
Por isso, quando uma equipe está desmotivada é preciso saber identificar o que está gerando isso para reverter a situação e oferecer o que ela busca para sua carreira. Antes que ela vá buscar em outro lugar. Os incentivos para ter um time motivado são diversos. Você pode oferecer um estímulo financeiro, um plano de carreira consistente, um projeto que seja desafiador, uma bonificação por meta atingida, entre outras ações.
2º Pilar: Comunicação
Se a motivação é o pontapé inicial da gestão estratégica de pessoas, a comunicação é a base para que tudo transcorra bem e para gerar ótimos resultados.
Uma comunicação objetiva, transparente e sem hierarquias estimula o senso de dono nos colaboradores e faz com que os funcionários se sintam parte fundamental da empresa. Sem um diálogo, muitas informações se perdem no caminho. Uma forma de melhorar a comunicação entre líderes e colaboradores é o feedback. Dar um retorno quanto ao desempenho do funcionário abre um canal de comunicação confiável.
3º Pilar: Trabalho em equipe
Saber trabalhar em equipe é um grande diferencial, e a gestão de pessoas deve criar um ambiente propício e utilizar ferramentas para incentivar isso.
A organização deve encorajar o espírito colaborativo para minimizar os conflitos e engajar a todos em uma crescente de resultados e disposição para que a empresa, na totalidade, se desenvolva. Entre as práticas de gestão de pessoas mais assertivas, está a dinâmica de grupo. Ela pode ser feita de uma forma leve e descontraída para enfatizar o companheirismo e gerar empatia entre os colegas de trabalho. E como nem tudo é trabalho, é importante criar momentos de integração fora da empresa como happy hours, festas de encerramento e outros tipos de confraternização.
4º Pilar: Conhecimento e Competência
Não existe funcionário pronto, todo conhecimento técnico pode ser ensinado e as competências podem ser desenvolvidas.
A possibilidade de aprender e crescer na empresa é um dos motivos pelos quais os colaboradores se mantêm motivados. Uma empresa que valoriza isso e monta a melhor equipe possível para maximizar resultados, garante uma gestão de pessoas assertiva. Isso pode ser feito por meio da avaliação de desempenho. A empresa define quais serão as principais competências da organização e de áreas específicas, estipula o peso para os quesitos mais importantes e aplica a avaliação periodicamente.
5º Pilar: Treinamento e Desenvolvimento
Por último e não menos importante, após identificar as lacunas que impedem os funcionários de alcançarem seu potencial, é hora de começar o treinamento e desenvolvimento.
Funciona como uma troca, a empresa incentiva a busca de conhecimento para que o profissional possa aplicar tudo no trabalho de forma eficiente. Assim todos crescem juntos. É uma excelente oportunidade para conversar com os funcionários e entender o que eles gostariam de aprender e se aprimorar, seja um treinamento para uma ferramenta técnica, como um software, ou um workshop para desenvolver uma habilidade com vendas, por exemplo.
Quais as melhores práticas de Gestão de Pessoas?
Pessoas que se sentem valorizadas e que percebem fazer parte de algo maior (não apenas no faturamento da empresa), trabalham com mais afinco, por isso, para que a gestão de pessoas seja um sucesso, é preciso adotar práticas pontuais que vão ajudar a organização a continuar crescendo.
Reunimos algumas práticas modernas na gestão de pessoas, para serem planejadas e executadas na rotina produtiva da sua empresa ou consultório. São elas:
Ouça o que os colaboradores têm a dizer
Se você deseja que a sua empresa tenha credibilidade com os seus colaboradores, é imprescindível estar sempre disponível para ouvir o que os profissionais têm a dizer.
Essa atitude mantém a credibilidade da sua empresa e reconhece o funcionário como uma peça importante do sistema. Porém, não basta apenas ouvi-lo, você deve buscar soluções na medida do possível, dando o devido valor à iniciativa do colaborador.
Estabeleça uma comunicação livre com toda a empresa
Além de ouvir o que o seu colaborador tem a dizer, é essencial pensar na necessidade de otimização do diálogo na totalidade, até mesmo para evitar o “telefone sem fio”. Estabelecer uma comunicação ativa e eficiente permite que você mantenha os funcionários informados e alinhados aos objetivos e ações decisivas para o negócio.
Deve ser construída com uma comunicação clara e transparente, garantindo a divulgação dos resultados da empresa, prejuízos, lucros e empréstimos, por exemplo, o compartilhamento dessas informações através da comunicação aberta faz com que os colaboradores se sintam seguros, confortáveis e incluídos nas estratégias da empresa.
Alinhe a sua equipe à cultura organizacional da empresa
De nada adianta profissionais competentes e com boas qualidades se o perfil dele não tem nada a ver com a cultura organizacional da empresa.
Acredite: isso faz toda a diferença para que todos consigam mirar os seus olhares na mesma direção. E isso vale tanto na manutenção de sua equipe quanto no processo de recrutamento e seleção de candidatos, afinal de contas, profissionais com o mesmo perfil das empresas onde trabalham carregam valores em comum, e isso, na busca por resultados, é um diferencial e tanto!
Ajude a promover um bom clima organizacional
A promoção de um ambiente de trabalho leve e amigável é importante para acabar com o negativismo na empresa. Por exemplo: gestores autoritários deixam o semblante dos outros mais pesado. Agora, líderes que engajam com os colaboradores enfrentam, juntos, os desafios.
Aposte nos feedbacks para avaliação
Aliás, quando se fala em feedback, é importante destacar que eles são extremamente importantes nas práticas internas de qualquer organização, porque esse processo, quando feito regularmente, demonstra a sua preocupação e interesse com o desenvolvimento do colaborador e de sua carreira.
Para tanto, você deve falar dos pontos positivos e negativos — lembrando que os pontos positivos podem ser apontados pública e privadamente, enquanto isso, os pontos negativos devem ser abordados exclusivamente de maneira particular. Saiba também equilibrar as críticas e os elogios.
Dê autonomia aos seus colaboradores
As pessoas buscam mais autonomia e flexibilidade em suas rotinas, atualmente. A nova geração, por exemplo, é pautada por esse diferencial que muitas empresas ainda não promovem com facilidade, por isso, descubra como os gestores podem dar mais empoderamento aos seus colaboradores, atuando mais como um consultor do que um chefe rígido e autoritário.
Realize treinamentos e capacite suas equipes
Os treinamentos e capacitações são ações utilizadas com o objetivo de reconhecer e desenvolver os funcionários. Essas ações não melhoram apenas o desempenho dos colaboradores nas tarefas diárias como também os conhecimentos que podem ser aplicados em toda a sua carreira profissional.
Mas lembre-se: antes de investir em treinamentos, é necessário analisar de que tipo de curso o seu funcionário precisa. Avalie o desempenho, as habilidades e as necessidades do seu negócio para oferecer opções adequadas tanto para você quanto para seu funcionário.
Resumindo
O que é Gestão de Pessoas?
Assim como o capital financeiro é o valor que o dinheiro de uma empresa tem para investir, o Capital Humano é o valor que os Colaboradores têm para contribuir com a empresa e o crescimento comum de todos. A Gestão de Pessoas é justamente a forma de potencializar cada colaborador para ter uma melhor qualidade de trabalho e produtividade.
Quais os objetivos da Gestão de Pessoas?
A Gestão de Pessoas tem como meta trazer o que há de melhor em cada colaborador de uma empresa. Por exemplo, aumentar o bem estar empresarial, melhorar o atendimento ao cliente e trazer uma produtividade saudável para o ambiente organizacional.
Gestão de Pessoas em Clínicas e Consultórios:
Por serem tipos diferentes de empresas quando comparadas àquelas tradicionais, as Clínicas e Consultórios tem suas especificidades. Mas algo comum é a Motivação que seus funcionários precisam para exercer bem o papel deles e treinamento para que façam a ponte entre a empresa e os clientes da forma estipulada pela empresa.
Leia também: BPO financeiro, o que é e como pode ajudar na sua clínica.
Sobre o Autor:
Samuel Cézari
Analista de Marketing e Comunicação na ContaDr. Contabilidade para Médicos e Dentistas
[email protected]
Primeiramente, vamos ter certeza de que você está no lugar certo. Se você já sabe como funciona o INSS e quer ir para o Portal Meu INSS, é só clicar aqui. Caso prefira ligar para a central de atendimento, o telefone é “135”. A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone que funciona de segunda à sábado, das 7 às 22 horas – horário de Brasília.
Agora, se você tem alguma dúvida e é da área da saúde, então continue com a gente para saber mais.
QUAIS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DO INSS?
Atualmente na internet, o encontro de informações verídicas tem se tornando cada vez mais difícil, e pensando nisso trazemos os principais canais de comunicação e atendimento do INSS, onde você pode tirar dúvidas e buscar informações confiáveis e atualizadas, dispostas pelo governo federal.
Telefone: 135
Site: https://www.gov.br/inss/pt-br
WhatsApp: (61) 9638-8396
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCv5oOApnVBAWf5wpMPBZ4mQ
Portal MeuINSS: https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/
Aplicativo: Meu INSS, disponível para Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR&gl=US e IOS (https://apps.apple.com/br/app/meu-inss-central-de-servi%C3%A7os/id1243048358)
O QUE É O INSS?
O antigo INPS (Instituto Nacional da Previdência Social), hoje chamado de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é o órgão do Governo responsável pelo pagamento de benefícios aos trabalhadores brasileiros de empresas privadas. Sendo que, para ter acesso aos benefícios é necessário contribuir com uma retenção mensal por meio do pagamento da guia do INSS.
Ou seja, o INSS funciona como uma Empresa de Seguros, como aquelas de automóveis, de casas e de vida. Mas, no caso, ele é uma Seguradora Social, tendo em vista que o valor de contribuição e os benefícios são mais acessíveis, são atividades do Estado e, em partes, subsidiados pela União.
QUEM TEM DIREITO AO INSS?
São segurados da Previdência Social os brasileiros acima de 16 anos e que estejam trabalhando, seja com carteira assinada, seja de forma autônoma.
Ao fazer parte da CLT ou como Profissional Autônomo é necessário contribuir com um valor mensal para o INSS. Isso se dá por meio da Guia da Previdência Social (GPS). E os valores seguem a seguinte tabela (para 2021):
SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO (R$) |
ALÍQUOTA PROGRESSIVA DO INSS |
até 1.100,00 |
7,5% |
de 1.100,01 até 2.203,48 |
9% |
de 2.203,49 até 3.305,22 |
12% |
de 3.305,23 até 6.433,57 |
14% |
E, nesse ano, essa tabela é Progressiva, como a do Imposto de Renda. Vamos dar alguns exemplos para demonstrar como ela funciona.
Exemplo 1 – Fred é Enfermeiro e recebe do hospital em que trabalha a quantia de R$ 1.600,00 de salário (aqui não entra benefícios como vale alimentação e outros). Fred quer saber quanto será o Recolhimento de INSS por mês, então a ContaDr. mostra-lhe que é da seguinte forma:
Até 1.100 é a primeira faixa, de 1.100 a 1.600 (ou seja, 500) é a segunda faixa, portanto ele pagará 7,5% * 1.100 + 9% * 500, que é igual a R$ 127,50.
Exemplo 2 – Débora é Médica e recebe da Clínica em que presta serviços a quantia de RS 10.000,00. Débora também quer saber quanto deve contribuir mensalmente com o INSS para ter os benefícios caso engravide ou sofra algum acidente. Assim, ela consulta a ContaDr. e eles lhe informam o seguinte:
Aqui usaremos todas as faixas, já que o valor é maior que o Teto do INSS (> R$ 6.433,57). Então, até 1.100 primeira faixa, entre 1.100 e 2.203,48 segunda faixa, entre 2.203,49 e 3.305,22 terceira faixa e de 3.305,23 até 6.433,57 quarta faixa. Portanto a conta fica 7,5% * 1.100 + 9% * 1.103,48 + 12% * 1.101,74 + 14% * 3.128,35, que é igual a R$ 751,99.
E este é o maior valor possível de contribuição com o INSS em 2021.
QUAIS OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INSS?
Estão listados abaixo alguns dos serviços prestados pelo INSS, para mais informações clique aqui.
- Aposentadoria por Idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Salário maternidade
- Pensão por morte
- Auxílio-doença
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal
- Benefícios Assistenciais
- Certidão de tempo de contribuição
- Alterar local ou forma de pagamento
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal
- Solicitar pagamento de benefício não recebido
- Recurso e revisão
São mais de 90 serviços que você pode solicitar sem sair de casa! Através do aplicativo Meu INSS.
SOBRE O APLICATIVO MEU INSS
O Meu INSS é o canal digital de serviços do INSS. É uma plataforma digital em que é possível solicitar serviços como Aposentadoria, Pensão por Morte, Salário-Maternidade e Outros Benefícios. E o acesso se dá pelo site e pelo aplicativo.
O QUE É O INFORME DE RENDIMENTOS?
O Informe de Rendimentos, ou mais conhecido como Extrato do INSS, é o documento oficial da Previdência que comprova os pagamentos feitos do Governo para o cidadão com direito aos benefícios, como aposentadoria e pensão. Essa Declaração de Rendimentos é muito importante para controle das finanças pessoais dos Beneficiários e também como comprovante em diversas ocasiões, como é o caso do Imposto de Renda, que exige este comprovante de renda na hora de fazer a Declaração anual.
Para retirar seu Extrato para o IR é bem simples e pode ser feito digitalmente, sem precisar se deslocar até agências ou bancos. Confira o passo a passo:
1- Acesse o portal da Previdência no canal de extrato para IR;
2- Escolha o Ano que deseja o documento;
3- Preencha os seus dados corretamente;
4- Marque o CAPTCHA de segurança;
5- Clique em “Consulta”.
Depois disso é só salvar o documento ou imprimir e enviar para sua contabilidade!
COMO FUNCIONA O PAGAMENTO DO INSS PARA AUTÔNOMOS?
Muitos autônomos, por não fazerem parte dos trabalhos em regime CLT (trabalham com carteira assinada), se esquecem que um dia podem decidir se aposentar. Caso não tenham recolhido o INSS durante os anos em que trabalharam, não receberão a aposentadoria. Por esse motivo, precisam recolher o imposto mensalmente para que possam garantir o benefício quando optarem por parar de trabalhar.
Mas para pagar o INSS como autônomo, é preciso tomar algumas providências.
O primeiro passo é se inscrever no PIS (Programa de Integração Social). Vale lembrar que qualquer pessoa que já tenha trabalhado com carteira assinada já está inscrito no PIS. Basta ter o número em mãos para realizar a inscrição para pagar o INSS como autônomo.
O colaborador autônomo ficará inscrito como “contribuinte individual” e a GPS (Guia da Previdência Social) , que funciona como o antigo carnê do INSS, pode ser preenchida manualmente ou online. Após seu preenchimento, basta pagar via internet ou se dirigir até o banco de sua preferência.
COMO O INSS FUNCIONA DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO BRASIL?
Estamos enfrentando uma situação de calamidade na saúde pública, resultante do novo coronavírus, que assola todos os países, principalmente o Brasil. A crise econômica causada pelo vírus afeta tanto as relações sociais quanto econômicas e, exigiu que várias medidas fossem tomadas pelo Governo Federal de modo a auxiliar a população, que está sendo diretamente afetada.
Dentre essas medidas, diversas são relacionadas à previdência, seus benefícios e ao atendimento presencial nas agências do INSS durante a pandemia.
Trouxemos abaixo algumas das medidas do governo federal sobre a previdência, que afetam diretamente o funcionamento do INSS durante a pandemia.
- Medida Provisória 927/2020
Sendo uma das primeiras MP’s lançadas pelo Governo relacionada à pandemia e às medidas econômicas, esta medida estabeleceu o adiantamento do 13º salário do INSS.
Quem tem direito às parcelas do INSS? Aposentados, pensionistas e, também, quem recebe auxílio doença, acidentário e de reclusão. Sobre o pagamento do 13º salário, será realizado em duas parcelas, contudo ambas serão pagas de forma adiantada.
- Portaria 9381/2020 do INSS
Houve também a publicação da Portaria 9381/2020, que permitiu a antecipação dos benefícios de auxílio-doença para os requerentes durante a pandemia. Isso porque a suspensão do atendimento presencial e das perícias médicas prejudica diretamente os cidadãos que necessitam desses benefícios, e causou descontentamento progressivo da população.
Dessa forma, é possível requerer o auxílio-doença diretamente pelo aplicativo da previdência. Aliás, ele deverá ser instrumentalizado pela apresentação conjunta de atestado médico, que pode ser anexado na ferramenta de forma digitalizada, para facilitar o tráfego das informações. Será possível também o adiantamento de até 3 parcelas de um salário mínimo ao requerente do auxílio doença.
- Portaria 412/2020 do INSS
Outra medida adotada pelo Governo foi suspender o atendimento presencial nas agências do INSS. Com prazos de retorno informados previamente.
O não atendimento presencial inclui também, as perícias médicas essenciais para o deferimento de auxílios doença e acidentário, assim como de aposentadoria por invalidez. Além disso, o funcionamento remoto da previdência foi possibilitado pelo aplicativo do Meu INSS. Por ali, é possível não só solicitar benefícios como acompanhar a tramitação dele.
Essa portaria também suspendeu a necessidade de realização da Prova de Vida. Essa corresponde a uma ação anual dos segurados para comprovar que permanecem vivos e que são eles que estão recebendo, realmente, o benefício.
É importante salientar que todas essas medidas informadas nesta matéria, relacionadas a pandemia do coronavirus são provisórias e são excepcionais, ou seja, específicas para o momento de pandemia que estamos enfrentando. Por outro lado, as demais informações também podem sofrer alterações que serão previamente informadas, e retornaremos apresentando essas modificações.
Leia também: INSS 2021
Resumindo
O que é o INSS?
A sigla significa Instituto Nacional de Seguro Social. E o INSS funciona como uma seguradora, só que tem sua parte social já que parte do valor que se paga é subsidiado pelo governo.
Quem pode receber benefícios do INSS?
Todo cidadão brasileiro que está em regime de CLT ou contribui mensalmente com o INSS de forma autônoma.
Quais são os serviços oferecidos pelo INSS?
São muitos serviços e aqui não conseguiríamos listar todo os mais de 90. Mas os mais utilizados são quando o funcionário tem que se ausentar do trabalho e não pode ficar sem os recebimentos, como em caso de gravidez ou acidente.
Sobre a Autora:
Adriana França
Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde
[email protected]
A rotina dos profissionais da saúde é muito corrida e repleta de desafios. Por conta da grande demanda de trabalho, administrar uma clínica pode ser uma tarefa difícil, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de finanças.
Nesse sentido, o BPO financeiro pode ser uma excelente solução para otimizar esse processo. O objetivo é contratar uma empresa para controlar as atividades que não fazem parte das tarefas dos médicos, mas são fundamentais no dia a dia de um negócio.
O que é BPO financeiro?
Essa sigla significa Business Process Outsourcing, ou seja, terceirização dos processos de negócios. Nesse caso, trata-se da contratação de uma empresa especializada para controlar e gerenciar os fluxos operacionais da clínica.
Nos últimos anos, essa prática vem crescendo em diversas áreas e segmentos, pois aumenta a lucratividade e a produtividade da empresa, diminuindo os custos e evitando erros. Dessa forma, é possível obter processos ainda mais ágeis, maximizando os resultados e auxiliando no crescimento da empresa.
Qual o objetivo desse serviço?
Quando se trata das finanças de uma empresa, existem diversas atividades que podem ser terceirizadas, desde o pagamento de contas até o fluxo de caixa. E cada empresa tem necessidades diferentes em relação ao BPO, como conciliação bancária, gestão de indicadores, análise de créditos e emissão de documentos.
Ele também concilia frequentemente os recursos financeiros que entram ou saem de um negócio, gerenciando os pagamentos e lançando as contas que estão em débito. Por isso, é possível que o BPO tenha acesso ao banco para agendar esses processos, além de otimizar o pagamento dos funcionários e emitir notas fiscais.
Até mesmo o orçamento empresarial pode ser realizado, pois os profissionais procuram possíveis investimentos e verificam os recursos que serão empregados naquela área. Outra tarefa é a controladoria, que ajuda na tomada de decisões por meio do planejamento estratégico.
Quais os benefícios do BPO financeiro?
Ao utilizar o BPO financeiro na sua clínica, é possível observar diversos benefícios, principalmente na estruturação das finanças. Isso porque você contará com uma equipe especializada e qualificada para esse trabalho, organizando todos os dados e deixando todos os processos em dia.
Dessa forma, as chances de enfrentar desafios e dificuldades financeiras mais sérias são reduzidas, pois a maioria dos problemas é causada por uma série de pequenas falhas, que poderiam ser resolvidas apenas com a observação e análise de profissionais qualificados.
Ao adotar cuidados diários, é possível até mesmo estar preparado para eventuais crises ou imprevistos, tomando decisões mais assertivas e benéficas para a empresa.
Com esse serviço, a organização do setor financeiro é completa e eficiente. E ao manter essa área funcionando da melhor forma possível, todas as outras têm menos chances de apresentar instabilidades.
Outra vantagem é o controle apropriado do capital de giro. Para que as empresas se mantenham competitivas no mercado e atendam aos clientes da melhor forma possível, é essencial que estejam sempre atualizadas, com equipamentos modernos e procedimentos efetivos. Mas isso só ocorre se a instituição contar com dinheiro em caixa para esses investimentos.
O capital de giro diz respeito ao valor que a empresa tem disponível para aplicar nas melhorias que necessita para sua expansão. Com essa ferramenta, os investimentos são feitas com base em dados importantes, oferecendo o melhor aos pacientes e se tornando uma referência na comunidade médica.
Nesse sentido, é importante destacar que quem possui uma clínica médica está sempre pensando em expandir cada vez mais seu negócio. Isso porque, além de gerar maior lucro para os colaboradores, essa possibilidade também permite tratar cada vez mais pacientes e ajudá-los em suas necessidades.
Com a terceirização do departamento financeiro, os profissionais da saúde focam no que mais importa: salvar vidas. Livres de obrigações burocráticas é possível trazer melhorias para os pacientes, tanto em relação aos atendimentos, quanto aos aparelhos e serviços oferecidos.
Ao prestar serviços de qualidade e oferecer equipamentos modernos, a clínica também está se destacando no mercado, garantindo a competitividade. Dessa forma, a credibilidade que os clientes têm em relação aos profissionais se consolida e a marca vira referência em sua área.
Consequentemente, o valor da receita da empresa também aumenta. Com essa organização, as chances de sofrer com problemas financeiros são menores e os gastos são controlados, à medida que os recursos são investidos nas áreas que de fato estão precisando naquele momento.
Outras questões como tributação e fiscalização também são responsabilidades dos profissionais que lidam com essa ferramenta e a clínica não precisa se preocupar. Qualquer contratempo será informado ao gestor, para que tome a melhor decisão em cada situação.
Por fim, o BPO financeiro também conta com relatórios, consultas financeiras, análise de indicadores importantes e diversas outras ações que trazem maior valor para a empresa. Além de evitar riscos, a gestão estratégica de uma clínica também é um passo fundamental para sua expansão e reconhecimento no mercado.
Como implementar o BPO financeiro?
Antes de tudo, manter a organização dos processos internos da sua empresa é fundamental. E para isso, o gestor deve traçar os objetivos e metas da clínica, assim como estabelecer as informações financeiras do cenário atual.
Nesse contexto, é indispensável padronizar processos, assim como contar com ferramentas que podem auxiliar no controle financeiro de forma efetiva, na exportação de dados importantes e na emissão de documentos.
A partir daí, o próximo passo é contar com uma plataforma de gerenciamento financeiro e contábil para acompanhar o desempenho da empresa e, com isso, tomar decisões mais estratégicas. É por meio dessa ferramenta que os dados serão centralizados, otimizando os processos e agilizando até mesmo os serviços mais complexos.
Mas para alcançar os objetivos da sua empresa e simplificar a rotina contábil dos colaboradores, é essencial contratar uma empresa que apresente profissionais experientes, qualificados e treinados para o trabalho. Assim, todos os processos financeiros da clínica passarão por esses profissionais, que irão identificar qualquer erro e auxiliar na tomada de decisão.
Ficou com alguma dúvida? Então entre agora mesmo em contato conosco através dos nossos canais de comunicação e saiba como podemos te ajudar a facilitar esse processo.
Leia também: Como realizar a gestão financeira de Clínicas Médicas?
Resumindo
O que significa BPO?
A sigla significa Business Process Outsourcing, que em português seria Terceirização de Processos Gerenciais ou de Negócios. Isto é, é a terceirização de processos que não são o core business da empresa, como financeiro no caso deste artigo.
Vale a pena terceirizar meu financeiro?
Depende! Essa solução não é para todos. Se você é um servidor público, por exemplo, sem outras fontes de renda, seu financeiro é super simples e não faz sentido pagar por um serviço que cuide disso. No entanto, a maioria dos médicos tem várias formas de recebimentos e vários gastos, o que já começa a complicar e ser viável um BPO.
O que preciso pra começar um BPO financeiro da minha clínica?
Do básico, ou seja, organização. Uma contabilidade vai lhe ajudar muito nisso. Mas, se você não tem assessoria de um contador, é só ter todas as suas contas salvas e enviá-las para quem fará seu BPO todo mês.
Sobre a Autora:
Adriana França
Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde
[email protected]
Nos últimos anos, um tema que começou a ser falado com mais frequência é o Burnout que é a situação limite em que profissionais chegam por conta do excesso de trabalho, mesclado à pressão de entregar resultados e soluções em sua atuação, diminuindo o tempo e a qualidade dos momentos de lazer e descanso. Isso gera frustração e esgotamento nos profissionais.
Com a triste chegada da pandemia do coronavírus, a classe médica se viu em uma situação, infelizmente, propícia para sofrer com este problema. Por isso, é fundamental falar sobre o Burnout para Médicos e tentar proteger ao máximo quem se acostumou a proteger a população com tratamentos e cuidados médicos.
Por isso, neste texto, falaremos um pouco mais sobre o Burnout para Médicos. Por que eles estão chegando neste nível? Como fazer para tentar evitar ou, ao menos, diminuir o nível de estresse causado pela fase difícil que vivemos?
Quantidade de trabalho faz os médicos se esgotarem
Com a chegada inesperada de um vírus letal, para o qual não havia uma cura ou um remédio específico, o trabalho médico se intensificou. Acompanhando as notícias, soubemos que as UTIs lotaram, pessoas passaram a fazer filas esperando por leito etc. Com isso, os profissionais de saúde também tiveram um aumento expressivo de trabalho.
Plantões e mais plantões, necessidade de atuar em dobro para ajudar a evitar um colapso maior e, mesmo assim, a percepção de que o esforço não servia para diminuir a pressão, já que os casos passam por aumentos constantes.
Além disso, os médicos também precisaram lidar com o fato de ver mais pessoas morrendo nos hospitais, o que mentalmente é extremamente desgastante. Afinal, mesmo fazendo o melhor, é impossível abranger todas as pessoas. Médicos são humanos: saber que há pessoas esperando por um leito para tentar lutar pela vida traz uma sensação muito triste e difícil.
Sendo assim, soma-se o aumento de horas trabalhadas em si e a maior pressão para tentar salvar mais pessoas, mesmo sabendo que, muitas vezes, a estrutura física disponível não é suficiente para abarcar o aumento nos casos de Covid-19. Tudo isso gera estresse e angústia, levando ao esgotamento profissional, que é o Burnout.
Não à toa, pesquisas foram feitas para analisar o comportamento dos médicos em relação às suas frustrações e limites mentais alcançados durante a pandemia. Uma destas foi feita pelo conceituado site Medscape, referência no fornecimento de informações médicas para profissionais da saúde.
Segundo o levantamento, 60% dos médicos que já sofriam com Burnout viram a situação se agravar com a pandemia. A cada 10 médicos, pelo menos um deles chegou a pensar em largar a carreira no ramo da saúde por se sentir esgotado e cansado desta rotina.
Outros números – 1 em cada 3 sofrerem com sintomas de depressão e 79% relatam aumento do consumo de álcool – mostram como a situação é séria e precisa ser vista com cuidado, para que os profissionais da saúde possam se cuidar da melhor maneira possível.
O aumento do tempo de trabalho, em uma situação extrema, é quase inevitável. Por isso, a segunda parte da questão é tentar criar formas de, nos momentos em que for possível, cuidado por parte dos médicos. O ideal é que os próprios hospitais estimulem e busquem ao máximo manter seus funcionários saudáveis. Afinal, desta forma eles poderão desempenhar um trabalho melhor e mais efetivo na luta contra a pandemia.
Como é possível se cuidar
Como o médico pode se cuidar, além de contar com o suporte de seus empregadores e do estado, no caso dos hospitais públicos? Isso é o que apontaremos a seguir.
Para começar, é preciso tentar aproveitar ao máximo os momentos em que estiver fora do trabalho, nas horas de descanso. Entendemos que, com mais tempo trabalhado, o tempo livre se torna o momento de cuidar da casa, dos filhos (se tiver), entre outros detalhes que fazem parte da rotina. Porém, é importante tentar encontrar um equilíbrio para também realizar atividades que limpem mais a mente.
Dormir uma boa quantidade de horas é essencial. O ideal é que sejam, no mínimo, sete ou oito horas de sono e o mais importante: que seja um bom sono. Dormir sem qualidade também não é ideal.
Por isso, é importante evitar muita agitação antes de se deitar, com pouco uso de smartphones e outras ferramentas que envolvam telas e muita ação. Controlar o consumo de bebidas como café também ajudará, entre outros detalhes.
Além disso, se possível, guarde um tempo para realizar alguma atividade física, seja a prática de um esporte específico, uma caminhada ou uma ida à academia. O importante é fazer uma atividade que gere prazer, que mexa com o corpo e faça os estresses do trabalho ficarem esquecidos por determinado período.
Para completar, o ideal é tentar aproveitar os momentos de folga também com as pessoas mais próximas. Família, amigos (sem aglomerações neste momento de pandemia) ou colegas. O fundamental é ter contato humano fora do ambiente e da tensão do trabalho, ainda que seja online. Dar risadas, conversar sobre outros assuntos, tudo isso será importante para que a mente não entre em estado de esgotamento.
Estas são algumas das atividades fundamentais. Claro, com a alta carga de trabalho, é complicado unir tudo isso em um período pequeno de folga. Mas conseguir encaixar estas ações é essencial para que a mente se liberte um pouco da pressão, ajudando a evitar o Burnout para Médicos e demais profissionais.
Este tema é essencial. O aumento do trabalho e a pressão de uma crise de saúde pública fazem com que os médicos fiquem fragilizados e esgotados mentalmente. Ainda assim, lá estão eles lutando para fazer o que for preciso para salvar vidas. Isso precisa ser valorizado. Uma das formas de reconhecimento é tentar ajudar no que for possível para evitar que eles sofram com algo forte como um Burnout.
Para finalizar, apresentamos nosso serviço. Se você é médico e quer um serviço de qualidade na contabilidade, até para diminuir a carga de pressão com mais um assunto, fale com a gente. Entre em contato por email, redes sociais, WhatsApp ou telefone. Estamos à disposição para entregar o melhor serviço!
Leia também: Dicas para Clínicas aplicarem nos dias atuais.
Resumindo
O que é Burnout?
Conhecido também como Burnout ocupacional, é uma síndrome que acomete qualquer pessoa a qual o estresse relacionado ao trabalho se torna insuportável. E nessa época de pandemia, Médicos e demais profissionais da saúde correm muito risco de entrar na estatística desse mal.
Como lidar com o estresse no trabalho?
Um Terapêuta Ocupacional e um Psicólogos podem responder isso muito melhor. No entanto, o ideal é focar no que se pode fazer e buscar momentos de relaxamento.
E o que uma contabilidade tem a ver com Burnout?
A contabilidade especializada, como a ContaDr. pode te ajudar na gestão do seu empreendimento, o que alivia o seu estresse. Além de lhe trazer tranquilidade quanto as suas finanças, que é um dos maiores estressores dos empreendedores.
Sobre a Autora:
Adriana França
Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde
[email protected]
É fundamental que os gestores de clínicas médicas ou consultórios sempre se preocupem em cuidar da saúde financeira do estabelecimento para que o crescimento continue constante e de forma saudável. Inclusive, este deve ser o mantra da clínica.
É de praxe que estes profissionais da saúde procurem soluções e estabeleçam metas para sempre melhorar o desempenho do negócio da saúde. Isso é importante para que não aconteça o que muitos temem: a clínica não conseguir levantar lucros suficientes e consequentemente fechar as portas. Isso ninguém deseja.
Muitas vezes só o papel na ajuda dos cálculos financeiros não é suficiente e muito menos uma saída sustentável. A tecnologia pode auxiliar de forma significativa no alcance desses resultados e até mesmo triplicar a geração de lucros da clínica. Um exemplo claro, é o uso de um software médico adequado para alavancar os resultados financeiros da clínica médica.
Diante disso, quando boas técnicas de gestão são aplicadas, o estabelecimento médico consegue crescer, se firmar perante os concorrentes, ultrapassá-los e, principalmente, garantir cuidados de qualidade aos pacientes por muito tempo.
Outro exemplo claro para ter o controle do financeiro, é fazer o monitoramento do fluxo de caixa de forma correta, se atentar ao preenchimento da tabela TUSS como também emitir notas fiscais para evitar que a fiscalização de autoridades gere problemas em um futuro breve.
Diante desta introdução, vai ser explicado como realizar a gerenciamento financeiro das clínicas médicas de forma correta e que seja eficiente. Acompanhe o artigo agora.
Mas afinal, o que é uma gestão financeira da clínica?
A gestão financeira precisa ser realizada para o gestor ter a ciência de como está o fluxo de caixa, ter um controle de todos os repasses médicos a serem feitos, despesas para que no final tenha um norte se é possível realizar algum investimento na clínica ou quais pontos que está havendo gastos desnecessários que precisam ser cortados.
O sistema médico garante que o gestor observe, através de relatórios detalhados, o financeiro para que o controle seja feito de forma impecável. Além disso, garante que as contas sejam pagas na data de vencimento e cria recursos para evitar ou diminuir a inadimplência.
E para os pacientes? Quais as vantagens de realizar uma gestão financeira eficaz?
Quando o setor financeiro da clínica recebe os devidos cuidados e é organizado, o atendimento ao paciente aumenta a qualidade e nível de humanização. Pois, com a clínica toda sob controle, sobra tempo para o paciente receber toda a atenção necessária.
Isso é possível, porque através de uma gestão eficaz do financeiro da clínica, é natural que sobre dinheiro para fazer constantes investimentos, como investir em uma internet que seja mais veloz, ou em uma sala de recepção mais confortável, um wi-fi de qualidade entre outros. Para que no final, a experiência da jornada do paciente naquela determinada clínica seja a mais promissora possível.
Quando o paciente procura um atendimento médico, algumas vezes se sente angustiado ou com dores físicas. Diante disso, estar em um ambiente que proporcione acolhimento, conforto e uma decoração aconchegante são meios que fidelizam o paciente e cada vez mais transforma a clínica com referência na região a qual atua.
Esse é o caminho, quando o gestor entende que a gestão financeira feita de modo adequado, pode desencadear uma série de benefícios para outras áreas, como o de garantir o bem-estar dos pacientes.
5 dicas para uma gestão financeira de clínicas médicas
1- Realize um planejamento financeiro condizente com o panorama em que a clínica se encontra
É comum no início de cada mês realizar um planejamento financeiro da clínica? Se não, é preciso começar essa implementação ao terminar de ler este artigo. Pois, quando é feito um levantamento de todos os possíveis gastos, o gestor passa a ter uma leitura mais eficaz dos recursos que vão ser usados no próximo período.
Uma dica é levantar despesas como contas de luz e água, gastos com material de escritório, reforma do estabelecimento, salários dos funcionários, despesas com assinatura de revistas, TV à cabo, WI-FI e até mesmo o aluguel da clínica, caso o estabelecimento não seja próprio.
Inventários também ajudam. São documentos que devem constar materiais e insumos de escritório disponíveis. É bom ter este documento para ter uma perspectiva dos itens que podem ser utilizados em atendimentos no decorrer dos dias.
Todo esse levantamento de dados acoplados em relatórios permite que o gestor tenha uma visão da real situação financeira que a clínica se encontra.
2 – Estabelecer metas para a clínica sempre é um bom caminho
O gestor tem que ter um alinhamento muito claro para onde ele deseja chegar com a clínica. Então, estabelecer metas palpáveis ajudam nesta evolução.
É essencial que estas metas sejam mensuráveis, estabelecidas em um determinado tempo, que sejam alcançáveis e, em simultâneo, desafiadoras para que ao final delas, o gestor analise a performance do crescimento e estabeleça um novo objetivo a ser alcançado.
Isso ajuda muito para analisar se existe um gasto desnecessário e quais outras estratégias precisam ser executadas para que o objetivo final seja devidamente alcançado.
3 – Execute o Fluxo de Caixa de forma correta
Quem costuma entender o básico de assuntos financeiros, é claro que o fluxo de caixa é um elemento de destaque para ver se a clínica está gerando receita ou operando no vermelho.
Frente a isso, é importante que todas as despesas e receitas sejam categorizadas e visíveis em relatórios os quais alegam todos os valores recebidos, tanto de convênios médicos quanto de atendimentos realizados como opção de particular.
Neste fluxo de caixa, também é bom que as despesas sejam divididas entre aquelas com um custo pontual (variáveis) e outras que demandam um custo contínuo (fixo). Como já foi mencionado, é importante que neste relatório entre as despesas do dia a dia, do investimento em novos equipamentos, materiais de escritório, pagamentos dos funcionários e entre outros gastos.
O sistema para clínica consegue realizar estas funções de forma automática e com inteligência artificial. Isso é possível porque ele exibe o fluxo de caixa que é dividido por categorias e o gestor pode fazer os lançamentos de modo personalizado. Todas as contas a receber e a pagar ficam centralizadas para o gestor e ainda há a possibilidade de designar diferentes acessos para médicos e recepcionistas.
4- Fique em conformidade com a tabela TUSS
A terminologia TUSS nada mais é que uma continuação do padrão TISS. Ele padroniza códigos e nomenclaturas de procedimentos médicos com base na CBHPM.
Na hora de preencher a Guia TISS, caso algum erro aconteça, a área financeira acaba sendo prejudicada, pois, as guias são glosadas, ou seja, se os planos de saúde perceberem falhas na auditoria, eles têm o direito de negar alguns pagamentos.
Para evitar que retrabalhos e dores de cabeça aconteçam, alguns sistemas para clínicas agilizam este procedimento garantindo aos profissionais da saúde que este tipo de erro não aconteça, mesmo em dias corridos.
5 – Sistema de gestão financeira para clínicas
Para encerrar este artigo com chave de ouro, deve o profissional da saúde entender o impacto positivo que a ajuda da tecnologia pode dar não só no setor financeiro da clínica como também em outras áreas.
O sistema para clínicas adequado conta com o módulo financeiro completo como controle de contas a pagar e receber, relatórios detalhados, vendas, movimentos de conta, repasse médico, conciliação bancária dentre outros recursos necessários para garantir o sucesso deste setor.
Quando o gestor da clínica consegue ter uma visão mais ampla do que está acontecendo, a tomada de decisão pela área estratégica fica mais fácil e objetiva. Até porque o controle de contas a receber permite a identificação de pacientes inadimplentes e em seguida é possível criar soluções para sanar esta categoria de problema.
Leia também: 4 Plataformas de Gestão Financeira para Clínicas, Médicos e Dentistas.
Sobre a Autora:
Fernanda Barcellos
Analista de Marketing Pleno no Shosp
[email protected]
Cuidar dos pacientes, acompanhar a entrada e saída dos colaboradores, avaliar o estoque, verificar o orçamento e ainda pensar na divulgação e avaliação são algumas das atividades que fazem parte da rotina médica. Mas você já pensou em soluções que podem te ajudar nos processos? Vamos te apresentar 4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório!
Assim como em outras empresas e instituições, sabemos que a rotina de quem está destinado a cuidar da saúde é ainda mais agitada, afinal, além de todas as obrigações que já fazem parte do dia a dia, ainda existe a preocupação em oferecer um atendimento qualificado e preparado para o paciente.
Pensar na humanização, no ambiente adequado, avaliar os materiais que estão sendo utilizados e investir o tempo para contribuir com a divulgação da instituição são atividades que demandam tempo e preparo.
E não dá para ficar perdendo essas horas com outras ações, não é mesmo? Por isso, vamos apresentar 4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório. Está preparado para conferir? Então vamos lá!
A famosa batida de ponto
Antes mesmo de listar alguns aplicativos e sites que podem ajudá-lo nessa tarefa, é fundamental explicarmos melhor o que é o ponto eletrônico.
Para quem já está no mercado de trabalho há alguns anos, deve lembrar que lá no início o ponto era marcado em um caderno. Sim, acredite!
Ao chegar no trabalho, as pessoas anotaram o nome e a hora da chegada. O mesmo esquema era realizado antes do almoço, na volta para o almoço e no momento da saída.
Os colaboradores precisavam passar por essa rotina todos os dias, afinal, essa era a forma de acompanhar quem estava entrando no horário certo ou não. Esse mecanismo também era responsável por pensar nas horas extras, auxiliando no cálculo do quanto deveria ser pago.
Sendo assim, no final do mês o contador ou a pessoa responsável pela folha de pagamento, pegava o caderno e avaliava a batida de ponto de cada um dos colaboradores.
É claro que esse sistema acabava trazendo diversos problemas, seja pela dificuldade em assegurar que os horários eram seguidos ou até porque os colaboradores acabavam esquecendo dessa atividade.
Neste caso, muitos acabavam preenchendo as informações no último dia do mês, colocando informações que poderiam não ser verídicas.
Atualmente esse sistema ainda é utilizado em algumas empresas, mas a modalidade perdeu espaço para o ponto eletrônico, afinal, é muito mais fácil acompanhar a jornada do seu colaborador de forma automática, não é mesmo?
O que é o ponto eletrônico?
O ponto eletrônico nada mais é do que um sistema que será responsável por acompanhar o momento de entrada e saída de todos os colaboradores.
O uso da ferramenta é fácil e pode variar de acordo com a plataforma escolhida. Entretanto, na maioria dos casos, basta o colaborador posicionar a digital para marcar a entrada e saída do local.
Em muitos casos, o colaborador receberá um papel com as informações mais importantes, como nome completo, cargo e horário em que foi registrada a entrada dele na clínica/consultório.
Essa inovação anula a existência daquele caderno mencionado acima, garantindo que a pessoa que cuida da folha de pagamento tenha acesso aos fatos do dia a dia, calculando da forma correta o que deve ou não ser acrescentado no salário do indivíduo.
Vale ressaltar que o objetivo do caderno e do ponto eletrônico são os mesmos: garantir que a jornada do colaborador seja seguida conforme o combinado no contrato de trabalho.
Entretanto, a diferença entre essas duas modalidades é a facilidade que o ponto eletrônico pode agregar, disponibilizando mais tempo para que outros assuntos importantes sejam resolvidos.
4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório
Agora que você já sabe qual é a importância dessa ferramenta para o seu negócio, está na hora de conferir 4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório. Vamos começar?
OITCHAU
O primeiro selecionado da nossa lista é o OITCHAU. A tecnologia é voltada para registrar a entrada e a saída dos colaboradores da sua clínica/consultório.
A ferramenta é simples e será fácil de apresentá-la para todos. Além de acompanhar a chegada e a saída, essa solução também auxilia na distribuição das escalas de trabalho e turnos, além de oferecer um banco de horas exclusivo.
Afinal, quem está inserido nessa rotina da saúde sabe o quanto é difícil planejar escala e turno, não é mesmo?
Além de ter o registro de ponto e os relógios de ponto, a ferramenta ainda conta com o reconhecimento facial!
Por oferecer todos esses benefícios, essa é uma das 4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório.
Dixi relógio de ponto
A segunda opção é tão interessante como a primeira da nossa lista. Isso porque a Dixi relógio de ponto conta com duas modalidades de ponto: o biométrico e o cartográfico.
Para quem não conhece o nome, o cartográfico é a opção do cartão, em que os horários de entrada e saída dos colaboradores são registrados em cartões.
A solução também fica disponível para consulta por meio do aplicativo que pode ser instalado no celular dos colaboradores.
Assim todos podem ir conferindo como está o ponto durante o mês.
Tecnoponto
Outra solução que figura a nossa lista é o Tecnoponto. Essa é uma ótima opção para clínicas e consultórios que atuam com colaboradores em home office.
Isso porque a solução permite que o colaborador registre o início e término da jornada de trabalho pelo celular, assegurando que aquele foi mais um dia de trabalho.
Portanto, antes de optar por essa solução é interessante pensar em qual é o modelo atual de trabalho da maioria dos seus colaboradores.
PontoTel
O PontoTel é outra solução que pode ajudá-lo a coordenar a equipe. Isso ocorreporque a ferramenta oferece o registro e a gestão do ponto de todos os colaboradores que fazem parte do seu time.
Essa opção ainda consegue realizar o reajuste de algumas informações que já estão programadas de forma automática, garantindo ainda mais veracidade para todas as entradas e saídas que devem ser registradas ao longo do dia.
Agora que você já conferiu quais são as 4 ferramentas de ponto eletrônico para sua clínica/consultório é só escolher aquela que pode satisfazer todas as necessidades da sua equipe.
Está precisando de ajuda com questões orçamentárias e contábeis? Então entre em contato com a nossa equipe de consultores. Podemos ajudar a sua clínica ou consultório!
Leia também: 4 plataformas de Gestão Financeira para Médicos e Dentistas
Resumindo
Qual o melhor software de ponto eletrônico para clínicas?
Depende, como vimos neste artigo, existem muitas opções e cada uma delas tem seus benefícios. Escolha o que melhor se encaixa ao seu negócio.
Vale a pena usar ponto eletrônico em forma de aplicativo?
Com certeza! É muito melhor que uma planilha ou mesmo o papel de ponto. E ainda conta com diversas funcionalidades, que possibiltam até o ponto remoto pra home office.
Quando implementar o Ponto eletrônico na minha empresa?
O ideal é que essa cultura exista desde o início, para não causar conflito e desconfiança nem dos funcionários, nem do contratante.
Sobre a Autora:
Adriana França
Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde
[email protected]
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