Caí na malha fina, e agora? O que fazer? Entenda!

Vixe, o Leão te pegou! Pois é, isso acontece com muitos Profissionais da Saúde quando a Receita Federal cruza os dados do Imposto de Renda e há dados em desacordo, propositalmente ou não. Mas calma, podemos te ajudar!

Para aqueles que não sabem o que é a Malha Fina, o que é bom por não terem esta preocupação, vamos explicar um pouco. A Malha Fina é o nome comum para Malha Fiscal de Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física. Ou seja, é quando a Receita Federal passa um “Pente Fino”, ou seja, quando ela cruza todos os dados enviados a ela na Declaração de Imposto de Renda e em seu banco de dados (INSS, planos de saúde, bancos, cartões de crédito, pagamentos) e verifica se tudo está correto.

Saiba o Motivo

Este é o primeiro passo para sair da Malha Fina. Se você recebeu uma notificação da Receita com a pendência, o ideal é acessar o e-cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) com certificado digital para poder entender melhor o problema ocorrido. Ou você pode também passar uma procuração para alguém que possui certificado digital, que é o caso de muitas contabilidades de Médicos e Dentistas.

Com isso, você terá as informações iniciais, já que dentro do e-cac é possível ver a pendência detalhada. E a boa notícia é que você pode fazer a retificação online em muitos casos. A notícia ruim é que, em algumas ocasiões, será necessário agendar um horário na Receita Federal para prestar esclarecimentos.⠀

Não perca tempo

Como todo problema, quanto mais rápido resolvemos, melhor pra nós mesmos. Temos mais tempo para lidar com outras ocupações, tiramos um peso de nossos ombros e voltamos a respirar aliviados.

Então, fique atento, porque caso passe o prazo de 30 dias a Receita entra com uma autuação contra você, e você corre o risco de pagar multa. E essas multas podem chegar a uma vez e meia o valor inicial a ser pago.

Não corra riscos

https://youtu.be/aOHD9CAvQZ8

A situação ideal é que não cheguemos a esse ponto. Que lancemos na Declaração de Imposto de Renda tudo nos mínimos detalhes para que você não tenha complicações como a Malha Fina depois. E, também, para que sua restituição venha da melhor forma possível.

Para que não falte nenhum documento no seu IR e que o processo seja fácil tenha auxílio de um especialista no assunto. A ContaDr. é uma Contabilidade exclusiva para Médicos e Dentistas e pode te ajuda a realizar todos os passos necessários para você escapar do leão e ficar em dia com a Receita Federal.

E este não é o último recurso, caso tenha percebido que cometeu algum erro não intencional na sua Declaração é possível corrigir posteriormente para que não tenha problemas futuros. Sabemos que com a quantidade de documentos necessárias não é muito difícil se confundir e acabar esquecendo algo. Por isso o melhor é seguir os seus próprios passos que deram certo no último ano e ter auxílio.


Leia também: Imposto de Renda: Dicas fundamentais para economizar

Resumindo

[sc_fs_multi_faq headline-0=”h2″ question-0=”O que é Malha Fina?” answer-0=”É o cruzamento de dados que a Receita Federal faz para verificar se há algum erro na Declaração de Imposto de Renda de um contribuinte.” image-0=”” headline-1=”h2″ question-1=”Como fui cair na Malha Fina?” answer-1=”Isso acontece quando informações não procedem na sua Declaração de IR, seja propositalmente ou não como erros de digitação ou quando se esquece um documento.” image-1=”” headline-2=”h2″ question-2=”Como não cair na Malha Fina?” answer-2=”A melhor forma é declarar TUDO que for necessário e utilizar a declaração do seu último ano para lhe ajudar. Para saber quais são os documentos, entre em contato com uma Contabilidade Especializada!” image-2=”” html=”true” css_class=””]

 

Sobre a Autora:

Adriana FrançaAdriana França

Sócia fundadora da ContaDr. e Especialista em Contabilidade para Profissionais da Área da Saúde

Linkedin [email protected]

Tags

Compartilhar

Newsletter

Inscreva-se e receba insights sobre gestão,
tributário e estratégias para clínicas de sucesso.